Nesta quinta-feira, dia 16 de abril, os irmãos do Grande Oriente do Brasil – Rio Grande do Sul (GOB-RS) prestigiaram o 1° Almoço Montesquieu, realizado, no salão de ágape do Palácio Maçônico Duque de Caxias. A atividade, envolta em uma atmosfera festiva e de muita egrégora, foi conduzida pelo Eminente Grão Mestre em exercício do GOB-RS, Ir.´. Claudio Scandolara.
O 1° Almoço Montesquieu apresentou o formato de encontros anteriormente realizados no GOB-RS, a exemplo do Almoço da Fraternidade, que reuniu inúmeros irmãos, entre eles, muitos já no Oriente Eterno. Observou-se no encontro, desta quinta-feira, a presença de irmãos do GOB-RS, provenientes de diversas localidades. Representantes dos Três Poderes também prestigiaram o 1° Almoço Montesquieu, atividade, que – não por acaso – recebeu este nome para prestar uma bela homenagem a Montesquieu que escreveu “O Espírito das Leis”, que trata da Teoria dos Três Poderes.
O Eminente Grão Mestre, Ir.´. Claudio Scandolara, na oportunidade, destacou que o objetivo principal do 1° Almoço Montesquieu é a busca da unidade; lembrou dos elos de uma corrente para comparar com a soma de esforços que os maçons devem fazer para permanecerem unidos, tendo um só propósito – o fortalecimento do GOB-RS. “A corrente só é forte porque tem os seu elos unidos”. O almoço foi aberto, com uma oração, um minuto para elevar o pensamento ao Grande Arquiteto do Universo.
“Neste 10 dias, que eu estou cumprindo o Grão-Mestrado, tomei a decisão de realizar este almoço e pelo consenso, resolvemos batizá-lo de Montesquieu, o defensor e precursor da ideia dos Três Poderes, na figura do Executivo, Legislativo e Judiciário, modelo que até os dias atuais é utilizado”, destacou. De acordo com o Grão-Mestre, o GOB-RS vive um processo eleitoral tumultuado no momento, sendo que a decisão está com o Poder Judiciário, quanto as candidaturas. “Gostaríamos que este fato não venha desviar os maçons de seu propósito, ou seja, a união e o fortalecimento do GOB-RS”, salienta.
O Grão-Mestre comemorou o sucesso do 1° Almoço Montesquieu, que justamente, teve como objetivo promover a união dos irmãos. O fortalecimento da Maçonaria, em um momento pelo qual passa o Brasil, também é um dos pontos importante para reflexão dos irmãos. “O movimentos sociais, vivenciados no presente, vem recebendo a participação da Maçonaria. Lembrou, por exemplo, que a Poderosa Assembleia Estadual Legislativa – RS (Grande Oriente do Brasil – RS), no decorrer de suas sessões, vem falando sobre este tema. “Nós temos que mostrar para à sociedade a verdadeira importância da Maçonaria. O porquê da Maçonaria existir”, conclamou.
Destacou que os valores e os princípios não podem ser corrompidos. Segundo ele, uma sociedade sem valores e princípio é frágil e como tal passa a produzir, homens destituídos de caráter, sendo facilmente corrompidos e corruptores. No entendimento do Grão-Mestre, isto é tudo que a Maçonaria repudia.
O Eminente Grão-Mestre, em seu discurso ressaltou a importância do encontro – com um pensamento atribuído a Montesquieu: Para que não se possa abusar do poder é preciso que, pela disposição das coisas, o Poder freie o Poder. “Isto realmente é grandioso da parte dele. Hoje existe uma grande preocupação no Brasil, com uma crise institucional. Não sabemos que Poder pode frear outro Poder. Neste contexto, o Eminente Grão-Mestre, chama a atenção para que ocorram reformas no Brasil.
Texto e fotografias: IIr.’. Osni Machado, Luis Arthur Aveline e Eduardo Lecey
Fonte: http://www.gobrs.org.br/index.html