a
a
HomeSessões – Convites – Eventos102º ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO RITO BRASILEIRO DE MAÇONS ANTIGOS, LIVRES E ACEITOS – RJ

102º ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO RITO BRASILEIRO DE MAÇONS ANTIGOS, LIVRES E ACEITOS – RJ

Meus IIr.’. os Maçons do RITO BRASILEIRO DE MAÇONS ANTIGOS, LIVRES E ACEITOS comemoraram, na manhã do dia 23 de dezembro de 2016, numa belíssima e concorrida sessão presidida pelo Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, os seus 102 ANOS DE FUNDAÇÃO ocorrida, no ano de 1914, pelo Soberano Ir.’. Grão Mestre do Grande Oriente do  Brasil, LAURO NINA SODRÉ E SILVA (1858 – 1944).
Nascido e reimplantado no ventre do Grande Oriente do Brasil, este rito genuinamente brasileiro, praticado sob a égide da cultura brasileira, pois entendemos “se a Maçonaria não tem Pátria, o Maçom tem”, hoje, amadurecido, já começa ser praticado por outras Potências Maçônicas Simbólicas, legalmente constituídas em solo brasileiro, mas, também fora de nossas fronteiras, pois, é parte fundamental da sua doutrina, que ele deve ser praticado respeitando a cultura de cada país que o  adotar”, sem com isso perder a sua unidade filosófica doutrinária.
Nesses 102 Anos de existência, de muita luta e dificuldades, exigindo dedicação anônima de muitos IIr.’. o rito foi se desenvolvendo e crescendo, hoje, presente em todo território nacional. É ainda o segundo Rito mais praticado no Grande Oriente do Brasil. Somos um Rito fraterno à todos os demais Ritos Maçônicos legais e legítimos praticados pela Maçonaria Universal, e as nossas Oficinas de Graus Superiores estão abertas à participação desses IIr.’. bastando possuirem regularmente o Grau praticado nas Sessões.
Ao Irmão recepcionado no Rito Brasileiro não se exige que ele deixe de praticar o seu Rito de Origem, ao contrário, essa multiplicidade de conhecimento maçônico principalmente nos Altos Graus, colabora para a evolução cultural do maçom, pois entendemos que os Ritos não podem se comportar como times de futebol, cada um, com as suas torcidas irracionais e agindo como xenófobos. Um Maçom do Rito Brasileiro jamais poderá ter um comportamento xenófobo, no sentido de ter aversão à um Irmão que não pertença ao seu Rito ou Potência, desde que o Rito e a Potência sejam legal e legitimamente constituídos.
Se na sua trajetória histórica devemos a consolidação do Rito Brasileiro, desde 1968, à ALVARO PALMEIRA, bem como aos esforços dos primeiros Grandes Primazes do Rito: HUMBERTO CHAVES, ADHMAR FLORESCÂNDIDO FERREIRA DE ALMEIDA, enfrentando a descrença, a aversão, a negação em relação ao Rito Brasileiro, desde 1985 agiganta-se a figura do Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, atual Grande Primaz do Rito Brasileiro, responsável não só em consolidar a sua prática, mas, também, de cativar corações e mentes de Maçons de Ritos coirmãos que ombraram e o auxiliaram na expansão e consolidação do Rito Brasileiro (no Simbolismo e nos Altos Graus) no território nacional (agora, também, extrafronteiras). Este andarilho do Rito, seu propagador mor, destaca-se pela sua total dedicação ao Rito, graças também a abnegação da sua esposa, a cunhada IVA VALENTE PEREIRA DOS SANTOS, que abdicou da sua presença constante em seu lar.
Esses 102 ANOS de existência do Rito Brasileiro se devem há muitos Maçons que se envolveram e encantaram pela sua doutrina, ritualística e liturgia. VIVA O RITO BRASILEIRO!
Assim, na manhã do dia 23 de dezembro de 2016, foi realizada no Templo nº 7 do Palácio Maçônico do Lavradio, a SESSÃO MAGNA COMEMORATIVA DOS 102 ANOS DE FUNDAÇÃO DO RITO BRASILEIRO, presidida pelo Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º.
Dentre as autoridades Maçônicas presentes destacamos o Sap.’. Ir.’. EURÍPEDES BARBOSA NUNES, Grão Mestre Geral Adjunto do Grande Oriente do Brasil acompanhado dos Pod.’. Ir.’. MATHEUS CASADO  MARTINS (Sec.’. Geral de Administração e Patrimônio Adjunto do GOB) ; o Sap.’. Ir.’. MÚCIO BONIFÁCIO, Presidente da Soberana Assembleia Federal Legislativa do GOB, acompanhado dos PPod.’. IIr.’. DDep.’. Federais PAULO KLEIN (Gr.’. M.’. CCer.’. da S.’. A.’. F.’. L.’.) e RICARDO CARVALHO (Pres.’. da Com.’. RRel.’. PPubl.’. da S.’. A.’. F.’. L.’.); o Em.’. Ir.’. ADEMIR CÂNDIDO DA SILVA 33º, Pres.’. Honorário da S.’.A.’. F.’. L.’.; o Em.’. Ir.’. EDIMO MUNIZ PINHO, Grão Mestre do GOB-RJ acompanhado dos PPod.’.IIr.’. VANDIR ENCARNAÇÃO DOS SANTOS (Gr.’. Sec.’. Entidades Paramaçônicas do GOB-RJ) e ANDRÉ LUIZ LIMA STORNI ROCHA, Procurador Chefe do Ministério Público do GOB-RJ; o Pod.’. Ir.’. CARLOS HENRIQUE BANDEIRA DOS SANTOS, 2º Gr.’. Vigilante da Serenissíma Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro.
Fonte:  http://www.ritobrasileirogob.com.br
Post Tags
previous article
next article
No comments

leave a comment