“O principal tempero nas 16 cozinhas que experimentaremos aqui hoje é, sem dúvida, a solidariedade”. Assim, o presidente da AMANOR, Flávio Tavares, abriu oficialmente o 14º Mestres de Banquetes, evento que reúne Lojas da região serrana do estado, das três Potências Maçônicas regulares. O tradicional encontro levou quase mil pessoas ao restaurante Tulipa, nos pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul. Estiveram presentes o Grão-Mestre do GORGS, Tadeu Pedro Drago, o Grão-Mestre do GOB-RS, Jorge Pedron de las Llanas, o 2º grande vigilante da GLMERGS, Inácio Nichette de Campos, o comandante-geral da Brigada Militar, Andreis Dal’Lago, o presidente da câmara municipal de Caxias do Sul, Felipe Gremelmaier, a secretária de turismo de Gramado, Rubia Frizzo, além da comitiva do GORGS que contou ainda com a presença do Grão-Mestre Adjunto Osleno dos Santos Heberlê, do ministro da administração Ivo Gilberto Fraga e do coordenador do curso de filosofia e fundamentação Maçônica Sydnei Mitidieri Silveira. O grupo de motociclistas bodes do asfalto também esteve presente, com 31 integrantes.
A organização estava impecável. Já na entrada, o visitante era conduzido por sobrinhos de diversos capítulos da Ordem DeMolay e sobrinhas de betheis das Filhas de Jó de toda a região. Após devidamente vestidos com o avental especial do evento, ornamentado a caráter para a festividade, o visitante era conduzido pelos sobrinhos até seu lugar respectivo. Desde a disposição das mesas, até os detalhes da decoração e arranjos, tudo foi cuidadosamente planejado e executado com perfeição. Às 20h30min, após a abertura pelo presidente Flávio Tavares e pelo coordenador Flávio Coiro, foi liberado o acesso às iguarias. Os preparativos haviam começado horas antes, com cada Mestre de Banquete dedicando-se para elaborar os melhores pratos da culinária mundial, que incluíam desde uma costela recheada e arroz carreteiro, passando por salmão crocante, bacalhau à gomes de sá, porchetta ao vinho, filé de tilápia com banana flambada, codorna recheada, até um american barbecue, conferindo um toque cosmopolita, autêntico, requintado e tradicional, tudo ao melhor estilo “chegue, aprecie e prove” e um atendimento 100% personalizado e fraterno.
A noite de solidariedade, que contou com sorteio de prêmios, em rifa que teve toda a sua arrecadação direcionada para a filantropia (assim como os valores arrecadados com os convites), encerrou com um show do artista e Maçom Fabiano Feltrin, um dos mais premiados covers de Elvis Presley da América (assista os vídeos), que levantou o público, executando clássicos desse grande músico, com o figurino e a performance no palco que levaram ao público as melhores recordações, como só um grande artista é capaz de fazer. Ao final, Feltrin convidou ao tablado o Grão-Mestre Tadeu Drago, que exaltou o trabalho da AMANOR e de toda a família Maçônica da região.
As entidades beneficiadas pelo 14º Mestres de Banquetes são a Associação Criança Feliz, Anjos Voluntários, APAE Caxias, APAE Farroupilha, APAE Flores da Cunha, Centro Assistencial Vitória, Centro Espírita Jardelino Ramos, Comunidade Down, Cruz Vermelha, Educarita, ENCA – Entidade Assistencial à Criança e Adolescente, LEFAN – Legião Franciscana de Assistência ao Necessitado, Comunidade Olaria de Cristo e Liga Feminina de Combate ao Câncer.
As Lojas participantes foram: do GORGS, “Alquimia” n° 506, “Duque de Caxias III Milênio” n° 237, “Força e Fraternidade” n° 284, “Fraternidade IV” n° 287, “Fraternidade V” n° 455, “Fraternidade VII” n° 479, “Fraternidade VIII” n° 503, “Perfeita União” n° 313 (todas de Caxias do Sul) “União e Sabedoria” n° 268, “Confraternidade” n° 379 (ambas de Farroupilha); da GLMERGS, “Os Templários II”, “Marechal Deodoro”, “União e Fraternidade”, “Pedestais da Glória”, “Thomas Smith Webb” (todas de Caxias do Sul); e do GOB-RS, “Heraclito Victoria”, “Nova Esperança”, “Saint Germain” e “Cavaleiros de Cristo” (todas de Caxias do Sul).
Fonte: http://gorgs.org.br/site/index.php/2017/07/11/14o-mestres-de-banquetes-movimenta-a-maconaria-da-serra-gaucha/