O dia 24 de junho, dedicado a São João, é uma data solene no calendário maçônico. Neste dia, tradicionalmente, são realizadas cerimônias que terão reflexos marcantes na condução das atividades maçônicas. Dessa forma, no dia 24 de Junho próximo passado foi realizada a solenidade de posse e transmissão de Cargos de Grão-Mestre e Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Distrito Federal.
Compondo a Mesa de Honra, contamos com as participações ilustres do Eminente Irmão José Magela do Nascimento, Presidente da Assembléia Distrital Legislativa do GODF, do Eminente Irmão Jafé Torres, agora Grão-Mestre de Honra do GODF, do Eminente Irmão Wagner Lima, Secretário Geral da Guarda dos Selos e representante do Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, do Sereníssimo Irmão Juvenal Batista Amaral, Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Distrito Federal, do Poderoso Irmão Lucas Galdeano, agora Grão-Mestre do GODF, do Poderoso Irmão Reginaldo Gusmão de Albuquerque, agora Grão-Mestre Adjunto do GODF, do Venerável Irmão Luiz Gonzaga da Rocha, Presidente do Tribunal Distrital de Justiça do GODF, do Venerável Irmão Inimá José Valente, Presidente do Tribunal Distrital Eleitoral do GODF, do Venerável Irmão Argeu Ramos, Sub Procurador do Ministério Público e do Sobrinho Renato Rainha, Presidente do Tribunal de Contas do Governo do Distrito Federal.
Após a composição da mesa, foi realizada a execução do Hino Nacional Brasileiro, brilhantemente executado pela Banda do Batalhão da Guarda Presidencial, sob a regência do Irmão Maestro Sub Tenente Jonas Medina.
Em seguida, o Eminente Irmão José Magela do Nascimento procedeu com as posses, onde os eleitos realizaram seus juramentos e assumiram o solene compromisso de cumprir e fazer cumprir nossa legislação, promover a união dos maçons, apoiar os poderes constituídos sempre defendendo a democracia e os ideais que norteiam nossa Ordem, objetivando sempre o desenvolvimento de nossa Pátria e a felicidade geral do povo brasileiro. Logo após a posse o Irmão Magela fez uso da palavra. Em seu discurso, enalteceu a união entre os poderes constituídos durante a gestão do agora Grão-Mestre de Honra do GODF, Eminente Irmão Jafé Torres, amplamente apoiada e defendida tanto pelos Irmãos Lucas e Reginaldo, seus amigos e companheiros. Agradeceu aos Deputados Distritais e a todos que compões a estrutura da Assembléia Distrital Legislativa, onde teve a honra de ser escolhido Presidente. Declarou ter absoluta certeza que os Irmão empossados conduzirão os destinos do GODF de maneira atuante, profícua e progressista, visando o engrandecimento não somente dos Irmão da jurisdição, mas também dos Irmãos de todo o Brasil e da maçonaria universal.
Na sequência, tivemos uma belíssima e emocionante apresentação de Gaiteiros de Foles, uma das mais belas tradições da Escócia e logo em seguida, com a apresentação de dueto composto pelo Tenor André Vidal e pela Soprano Aida Kellen, acompanhado pela pianista Suzi Magalhães. O Dueto apresentou a ária “Sento una Forza Indômita” da Ópera “O Guarani”, de autoria do Irmão e Maestro Antônio Carlos Gomes.
Apenas para efeito de registro, a ideia de fundar o Grande Oriente do Distrito Federal surgiu em 1966, por ocasião da visita do então Grão-Mestre Geral Álvaro Palmeira, quando foi criado o Conselho de Veneráveis Mestres das Lojas que já se encontravam instaladas no Distrito Federal. Em 1971, dia do Aniversário de Brasília, nasceu o Grande Oriente do Distrito Federal, idealizado para congregar as Lojas Maçônicas e todos os maçons que viviam e viveriam no território da Capital do Brasil.
Em seguida, foi entoado o Hino do Grande Oriente do Distrito Federal pelo Tenor André Vidal, acompanhado pela Pianista Suzi Magalhães. Logo após se deu a transmissão dos cargos.
Fizeram então o uso da palavra o Grão-Mestre Adjunto Reginaldo Gusmão de Albuquerque, o Grão-Mestre de Honra Jafé Torres e o Grão-Mestre Lucas Galdeano. Em suas mensagens, a gratidão pelo apoio e confiança de suas famílias, da família maçônica do Distrito Federal, dos colaboradores do GODF, além da gratidão pelas bênçãos e proteção do Grande Arquiteto do Universo.
Antes do encerramento da solenidade, foi feita justa e merecida homenagem ao Grão-Mestre de Honra do GODF, Irmão Jafé Torres, através de uma placa simbolizando a gratidão dos obreiros do Grande Oriente do Distrito Federal. Também foram homenageadas as Cunhadas Norma, Elaine e Sandra, esposas dos Irmãos Jafé, Reginaldo e Lucas, respectivamente.
Encerrando as atividades com chave de ouro, tivemos a apresentação da Ave Maria de Gounot, executada pela Soprano Aida Kellen, acompanhada de Suzi Magalhães ao piano.
Nossos sinceros e fraternos agradecimentos ao Grande Arquiteto do Universo, a FHE Poupex, ao Comando do Exército Brasileiro, ao Governo do Distrito Federal, ao Grande Oriente do Brasil, a todas as Ordens Paramaçônicas, ao Batalhão da Guarda Presidencial, a todos os colaboradores do Grande Oriente do Distrito Federal, aos Irmão Zanota, na pessoa de quem agradecemos a todos os Irmãos envolvidos na organização e execução do evento.
“Aparentemente simples, a missão e a visão de futuro do Grande Oriente do Distrito Federal encerram grandes desafios que só poderão ser superados com o apoio, o trabalho e a dedicação de cada um dos Irmãos e das Lojas jurisdicionadas. Sob a égide do Poder Central, pretendemos, incrementar a harmonia entre os Poderes Internos do Grande Oriente do Brasil, a maior Obediência Maçônica do Mundo Latino. Do mesmo modo, manter a já existente harmonia entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Grande Oriente do Distrito Federal, em particular”.
Fonte: http://formadoresdeopiniao.com.br/