Os obreiros trabalhavam na construção do Templo, à escuridão total, quando o silêncio foi interrompido pelo alerta do Cobridor Externo, que interceptara a chegada de uma caravana até então desconhecida.
Ao se identificarem com sendo os enviados do Am∴ Mestre e que tinham à sua frente o Ven∴ M∴, as portas do Templo foram abertas para o seus ingressos.
Eles vieram para acabar a obra, acenderem o Fogo Sagrado e consagrá-lo à Virtude e à Verdade.
Do altar da Sabedoria os DDig∴ IIr∴ 1º e 2º VVig∴ marcharam em direção às respectivas CCol∴ para levarem a Luz e tomarem posse dos lugares.
Foram incensados o Ven∴M∴, o 1º e o 2º VVig∴ e posteriormente aberto o L∴ da L∴.
A Luz penetrou no Templo e espalhou seu brilho pelas Colunas, na noite de 31 de outubro de 2016 (E∴V∴), quando disse assim o Ven∴ M∴:
“…Poderemos, de hoje em diante, aqui proceder regularmente nossos trabalhos. Possa a Palavra, esta manifestação do pensamento, que faz do Homem o primeiro dos seres, fazer ouvir nesse recinto os assentos da Verdade! Que Ela esclareça nossos OObr∴ e faça deles homens novos! Nunca nos esqueçamos que é à regeneração e à felicidade do gênero humano que devem tender todos os nossos esforços, e que devemos trabalhar para libertá-lo do jugo vergonhoso da ignorância e dos preconceitos, combatendo as paixões que o perturbaFinalmente fora do Tempm. Para desempenhar tão bela missão, devemos ter em nossas ações Sabedoria e Prudência, colocar discernimento e circunspecção em nossos discursos e nunca esquecer que a União faz a Força. Possa este Templo servir de modelo aos outros que quiserem construir. Que a Concórdia e a Amizade nele reinem constantemente!”
Finalmente fora do Templo, no Átrio, foi descerrada a Placa Comemorativa ao ato pelo Em∴ Grão Mestre do GOB/RS Ir∴ Jorge Pedron de Las LLanas e o nosso Ven∴ Mestre Ir∴ Luiz Paulo Cavalli.
Abrilhantaram ainda a Sessão valorosos IIr∴ da A∴R∴L∴S∴ Fraternidade Templária – 4394, A∴R∴L∴S∴ Monteiro Lobato – 4308, A∴R∴L∴S∴ Cavaleiros de Cristo – 3832, A∴R∴L∴S∴ Cavaleiros da Pedra – 4110 e A∴R∴L∴S∴ Areópago da Serra – 4252, aos quais tecemos nossos mais sinceros agradecimentos.
Fonte: Site da Loja Saint Germain