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A história da maçonaria na Inglaterra segundo William Preston (parte 1)

Esta matéria será focada nas obras de William Preston, importante escritor e palestrante maçônico, que descreve a sociedade dos pedreiros conforme documentos que tinha acesso no final do século XVIII. Material este que foi perdido devido as guerras ocorridas na Europa e perseguições que assolaram a maçonaria durante o passar dos anos.

O que é citado como Maçonaria, na verdade não é a ordem no formato como conhecemos atualmente e sim uma fraternidade ou organização de construtores.

Como o material é muito vasto, as postagens estarão divididas por períodos, conforme a obra em questão.

 

Introdução da Maçonaria na Inglaterra. Relatos dos druidas. O progresso da Maçonaria na Inglaterra sob os romanos.

A história da Grã-Bretanha, anterior à invasão dos romanos, é tão misturado com fábula que não permite qualquer explicação satisfatória dos habitantes originais da ilha ou das artes praticadas até então. Parece, no entanto, a partir dos escritos dos melhores historiadores, que eles não eram destituídos de talento e bom gosto, ainda restando algumas obras estupendas criadas por eles muito mais antigas do que o tempo dos romanos, que embora desfigurados pelo tempo, apresentam não só uma pequena parte da habilidade de construção, mas são convincentes provas de que a ciência da Maçonaria não era desconhecida mesmo nos tempos rudes.

Os druidas mantinham entre eles muitos costumes similares aos dos maçons, em conformidade com as práticas antigas da fraternidade, aprendemos que eles realizaram suas assembleias em bosques e florestas, mantendo o sigilo mais impenetrável em seus princípios e opiniões. Estes bosques sagrados eram geralmente de carvalho, mas na Arábia, algumas das tribos adoravam a acácia ou “espinho egípcio”, como também era chamada, era adorada pelas tribos de Ghatfân, sob o nome de Al Uzza. Maomé teria mandado destruir esse ídolo, demolir a capela, e cortar esta árvore, ou a imagem, queimada. Ele também matou a sacerdotisa. O nome Al Uzza é derivado de uma palavra que significa “Mais poderoso”.

Os druidas eram os sacerdotes dos britânicos, gauleses e outras nações celtas, e foram divididos em três classes: os Bards (Bardos), que eram poetas e músicos, formaram a primeira classe; os Vates, que eram sacerdotes e fisiologistas, eram a segunda classe; e a terceira classe consistia nos Druidas, que acrescentaram filosofia moral para o estudo da fisiologia. Como o estudo e especulações foram as atividades preferidas desses filósofos, tem sido sugerido que eles derivassem o seu “sistema de governo” de Pitágoras. Muitos de seus dogmas e doutrinas parecem ter sido adotado por eles. Em seus retiros privados, eles entraram em uma dissertação sobre a origem, leis e propriedades da matéria, a forma e magnitude do universo, e até mesmo arriscado a explorar os segredos mais sublimes e ocultos da natureza. Sobre estes temas, eles formaram uma variedade de hipóteses, que entregavam aos seus discípulos em versos, a fim de que eles possam ser mais facilmente retidos na memória, além de fazerem um juramento para não os escrever.

Desta maneira, os druidas comunicavam as suas doutrinas particulares e escondidas sob o véu do mistério, a todos os ramos do conhecimento útil, tendendo a garantir a admiração e respeito, enquanto as instruções religiosas propagadas por eles estavam por toda parte, sendo recebidos com reverência e submissão. Eles tinham a responsabilidade da educação da juventude e seus seminários eram muitos curiosos e valiosos. Como juízes de direito, eles determinaram todas as causas, eclesiásticas e civis; Como tutores, ensinavam filosofia, astrologia, política, ritos e cerimônias e, como bardos, em suas canções eles recomendaram feitos históricos de grandes homens que os imitaram posteriormente.

Na chegada dos romanos na Grã-Bretanha, as artes e ciências começaram a florescer. De acordo com o progresso da civilização, a Maçonaria (Arte da construção ou Craft) subiu de estima, portanto nós achamos que César e vários dos generais romanos que o sucederam no governo da ilha, nomearam-se como patronos e protetores do Craft (Ofício). Neste período, a fraternidade foi empregada em erguer paredes, fortes, pontes, cidades, templos, palácios, tribunais de justiça, e outras obras imponentes, mas a história é silenciosa respeitando seu modo de governo, não oferecendo qualquer informação no que diz respeito aos usos e costumes prevalentes entre eles. Suas reuniões ou convenções eram realizadas regularmente, mas era acessível apenas para os iniciados, pois as suas restrições legais impediam a comunicação pública das suas reuniões privadas.

As guerras que eclodiram entre os conquistadores e conquistados, obstruíram o progresso da Maçonaria na Grã-Bretanha, que continuou trabalhando lentamente até o tempo do Imperador Carausius, que a reavivou. Ele planejou os meios mais eficazes para tornar a sua pessoa e seu governo mais aceitável para o povo e, assumindo o caráter de Maçom, ele adquiriu o amor e a estima da parte mais esclarecida de seus súditos. Ele incentivou os homens a aprender e assim melhorou o país nas artes civis. A fim de estabelecer um império na Grã-Bretanha, ele trouxe em seus domínios os melhores operários e artífices de todas as partes, todos os quais, sob seus auspícios, gozaram de paz e tranquilidade. Dentre a primeira classe de seus favoritos, ele tinha os maçons, para quem ele professava a mais alta veneração, nomeando Albanus, seu Stewart (Assessor), o principal superintendente de suas reuniões. Sob seu patrocínio, lojas e convenções da fraternidade foram formados, e os rituais da Maçonaria praticados regularmente. Para permitir que os maçons mantivessem um conselho geral e assim estabelecer seu próprio governo, ele concedeu-lhes uma carta e ordenou Albanus para presidi-los como Grão-Mestre. Este cavaleiro digno provou ser um amigo zeloso ao Craft, promovendo a iniciação de muitas pessoas nos mistérios da ordem. Para esse conselho o nome da Assembléia foi dado posteriormente.

Maçonaria na Inglaterra de 557 até 1190 e os Templários 

(apesar de na obra de William Preston datar como 557 o ano que St. Austin teria ido para a Inglaterra, pesquisas posteriores informam que a data correta foi 597)

História da Maçonaria na Inglaterra sob St. Austin (Santo Agostinho), o Rei Alfred, Edward, Athelstane, Edgar, Edward o Confessor, William o Conquistador, Henry L, Stephen e Henry II. e também sob os Cavaleiros Templários.

Após a saída dos romanos da Grã-Bretanha, a Maçonaria fez um progresso lento e foi quase totalmente negligenciada, por conta das separações dos Picts (grupo formado por tribos na Escócia na era medieval) e escoceses, que obrigaram os habitantes do sul da ilha a solicitar assistência dos saxões, a fim de repelir esses invasores. Com os saxões aumentando, os bretões nativos cairam no esquecimento e dentro de pouco tempo se renderam a superioridade de seus protetores, reconhecendo sua soberania e jurisdição. Estes pagãos rudes e ignorantes, desprezando todas as coisas, exceto a guerra, logo colocou um golpe final a todos os restos de aprendizagem antiga que tinha escapado da fúria dos Picts e escoceses. Eles continuam suas depredações com rigor desenfreado, até a chegada de alguns professores piedosos do País de Gales e na Escócia, quando muitos destes selvagens estando já reconciliados ao cristianismo, a maçonaria ganhou respeito e lojas foram novamente formadas, mas estas estando sob a direção de estrangeiros, raramente se reuniam e nunca atingiram qualquer grau de consideração ou importância.

Santo Agostinho

Santo Agostinho

A Maçonaria continuou em um estado de declínio até o ano 597, quando Austin, com mais de quarenta monges, entre os quais haviam preservado as ciências, entraram na Inglaterra. Austin foi encomendado pelo Papa Gregório para batizar Ethelbert, rei de Kent, que o nomeou o primeiro arcebispo de Canterbury. Este monge e seus associados multiplicaram os princípios do cristianismo entre os habitantes da Grã-Bretanha e por sua influência, em pouco mais de 60 anos, todos os reis da Heptarchy foram convertidos (Heptarchy é o nome dado aos reinos Anglo-saxões na Inglaterra). A Maçonaria floresceu sob o patrocínio de Austin e muitos estrangeiros vieram para a Inglaterra e introduziram o estilo gótico dos edifícios. Austin parece ter sido um incentivador zeloso de arquitetura e apareceu na cabeça da Fraternidade na fundação da antiga catedral de Canterbury no ano 600, na catedral de Rochester em 602, na St. Paul, em Londres, em 604, em St. Peter, Westminster, em 605 e muitos outros. Vários locais e castelos foram construídos sob seus auspícios, bem como outras fortificações nas fronteiras do reino, que aumentaram consideravelmente o número de maçons na Inglaterra. Muitos anos depois a igreja canonizou St. Austin que ficou conhecido como Agostinho de Cantuária ou Santo Agostinho, considerado o fundador da igreja na Inglaterra e apóstolo dos ingleses.

Alguns irmãos que tinham chegado da França no ano 680, formaram uma Loja sob a direção de Bennet, Abade de Wirral, que foi logo depois nomeado pelo Kenred, rei de Mercia, inspetor das lojas, e superintendente geral dos maçons. (Abade é um cargo superior dos monges).

Durante o Heptarchy, a Maçonaria continuou em baixa, mas no ano 856 ela reviveu sob o patrocínio de St. Swithin, que foi contratado por Ethelwolf, o rei saxão, para reparar algumas casas e desde então a ordem melhorou gradualmente até o reinado de Alfred, ano 872, quando na pessoa daquele príncipe, encontrou um protetor zeloso. Nenhum príncipe estudou mais para polir e melhorar a compreensão de seus súditos do que Alfred. Por sua assiduidade incansável na busca do conhecimento, o seu exemplo teve forte influência na reforma dos costumes dissolutos e bárbaros de seu povo.

Como este príncipe não foi negligente em dar incentivo às artes mecânicas, a Maçonaria reivindicou uma grande parte da sua atenção. Ele convidou trabalhadores estrangeiros para repovoar seu país que havia sido devastado pelos dinamarqueses. Sem inventores ou renovadores, de qualquer arte, ele utilizou uma parte de sua receita para manter um número de operários, a quem ele constantemente empregou na reconstrução de suas cidades em ruínas, castelos, palácios e mosteiros. A Universidade de Oxford foi fundada por ele.

Com a morte de Alfred em 900, Edward subiu ao trono e durante seu reinado os maçons continuaram a manter suas lojas sob a sanção de Ethred, o marido de sua irmã, e Ethelward, seu irmão, a quem o cuidado da fraternidade tinha sido confiado. Ethelward era um príncipe de grande aprendizagem e um arquiteto capaz, ele fundou a Universidade de Cambridge.

Edward morreu em 924 e foi sucedido por seu filho Athelstane, que nomeou seu irmão Edwin patrono dos maçons. Este príncipe obteve uma carta de Athelstane, capacitando-os a reunir-se anualmente na Congregação de York, onde a primeira Grande Loja da Inglaterra foi formada em 926, e Edwin presidiu como Grão-Mestre. Aqui, muitos escritos antigos foram produzidos em grego, latim e outras línguas, a partir do qual as Constituições das Lojas Inglesas são derivadas.

Athelstane manteve sua corte por algum tempo em York, onde recebeu várias embaixadas dos príncipes estrangeiros com ricos presentes de vários tipos. Ele era amado, honrado e admirado por todos os príncipes da Europa, que buscavam sua amizade e cortejavam sua aliança. Ele era um soberano tranquilo, um irmão amável, e um verdadeiro amigo. O único defeito que os historiadores encontraram em todo o reinado de Athelstane, é o suposto assassinato de seu irmão Edwin. Este jovem, que foi distinguido por suas virtudes, teria morrido dois anos antes de seu irmão. Uma notícia falsa foi espalhada, de Edwin ter sido injustamente condenado à morte por Athelstane. Mas isso é tão improvável e de modo incompatível com o caráter de Athelstane, que atestam ser indigno de ter um lugar na história.

A atividade e conduta de Edwin qualificou-o, em todos os aspectos, para presidir um tão celebrado corpo de homens como os pedreiros, que foram empregados por ele na reparação e construção de muitas igrejas e edifícios magníficos, que foram destruídos pela devastação dos dinamarqueses e outros invasores, não só na cidade de York, mas em Beverley e outros lugares.

Com a morte de Edwin, Athelstane se comprometeu pessoalmente na direção das lojas e da arte da construção que foi propagada em paz e segurança sob a sua sanção.

Quando Athelstane morreu, os pedreiros ficaram dispersos e as lojas continuaram em um estado instável até o reinado de Edgar em 960, quando a fraternidade foi novamente recolhida por St. Dunstan. Sob seus auspícios os pedreiros foram empregados para construção de algumas estruturas religiosas, mas com nenhum incentivo permanente.

Após a morte de Edgar, a maçonaria permaneceu em queda durante cinquenta anos. Em 1041, ela reviveu sob o patrocínio de Eduardo, o Confessor, que administra a execução de várias grandes obras. Ele reconstruiu Westminster Abbey, assistido por Leofric conde de Coventry, a quem constituiu para supervisionar os pedreiros. A Abadia de Coventry, e muitas outras estruturas, foram concluídas por realização deste arquiteto.

William, o Conquistador, tendo adquirido a coroa da Inglaterra em 1066, nomeou Gundulph bispo de Rochester e Roger de Montgomery conde de Shrewsbury, patronos dos pedreiros, que neste momento se destacaram tanto na arquitetura civil e militar. Sob os seus auspícios, a fraternidade foi empregada na construção da Torre de Londres, que foi concluída no reinado de William Rufus, que reconstruiu a ponte de Londres com madeira, e construiu o primeiro o palácio e salão de Westminster, em 1087.

Na ascensão de Henrique I. as lojas continuaram a se reunir. Deste príncipe, a primeira Carta Magna, ou carta de liberdades, foi obtida pelos normandos. Stephen sucedeu a Henry em 1135 e empregou a fraternidade na construção de uma capela em Westminster, na Câmara dos Comuns e em várias outras obras. Estas foram concluídas sob a direção de Gilbert de Clare marquês de Pembroke, que neste momento presidia as lojas.

Durante o reinado de Henry II., o Grão-Mestre dos Templários supervisionou os pedreiros e empregou-os na construção de seu Templo em Fleet-street, no ano de 1155. Os pedreiros ficaram sob o patrocínio desta Ordem (Templários) até o ano de 1199, quando John sucedeu seu irmão Richard na coroa da Inglaterra. Peter de Colechurch foi então nomeado Grão-Mestre. Ele começou a reconstruir a ponte de Londres com pedra, que mais tarde foi terminada por William Alcmain em 1209. Peter de Rupibus sucedeu a Peter de Colechurch no cargo de Grão-Mestre, e Geoffrey Fitz-Peter, topógrafo chefe de obras do rei, atuou como seu deputado. Sob os auspícios dos dois artistas, a maçonaria floresceu durante o restante deste reinado.

Ponte de Londres

 

http://www.irmaosdaordem.com.br/a-historia-da-maconaria-na-inglaterra-segundo-william-preston-parte-1/ 

 

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