Este é o extrato da palestra proferida pelo Irmão
Renato Gabriel, por ocasião da XX Jornada Maçônica do Estado de São Paulo, realizada no último domingo (27) na capital paulista. Renato Gabriel também estará nos dias 16 e 17 do corrente em Maringá no XXII Encontro de Estudos e Pesquisas Maçônicas.
O JB News já confirmou presença naquele Encontro, em Maringá.
Sim, a maçonaria pode voltar a influenciar os meios políticos sociais, como já influenciou no passado.
A maçonaria pelos seus princípios éticos e sociais, através de seus membros pode influenciar sobremaneira a nossa sociedade, principalmente neste momento de profunda degradação ética que vem ocorrendo em toda sociedade e em especial entre os agentes públicos.
E como poderia ser esta influência?
Poderia ser por diversas ações conscientes e coordenadas que nos levariam a influenciar toda nossa sociedade.
Ações de curto prazo:
Conscientização do maçom para combate por todos os meios pacíficos contra este estado de coisas que se instalou no país, contra esse governo que disseminou uma corrupção sem precedentes na nossa história republicana, que usa a corrupção como meio de poder econômico para se manter no poder político.
Participação ativa, incentivada pelas Potências e Lojas, nos protestos e ações contra este estado de coisas, acima citadas Conscientização do maçom e disseminação na sociedade para o abandono da prática já arraigada no nosso povo que a famosa “lei de Gerson”, ou seja levar vantagem sempre é correto, mesmo não sendo ético.
É preciso reensinar o povo que:
dar dinheiro ao guarda para não ser multado é suborno e é crime, independente se tem alguém vendo ou não;
comprar recibo de médico ou dentista para abater no IR é crime;
usar de qualquer artifício para passar na frente de filas, não dar lugar para uma grávida ou um idoso no ônibus não é ético;
etc…. É errôneo servir-se de meios imorais para alcançar objetivos morais.
Martin Luther King
Ações de longo prazo:
Além da manutenção das ações de curto prazo, devemos investir nos nossos irmãos que tem dons políticos para que estes se candidatem a cargos eletivos com efetivo apoio da comunidade maçônica.
Acompanhamento da vida pública dos políticos maçons, dando apoio declarado àqueles que agem corretamente, com virtude e ética e condenando à expulsão aqueles que ajam com desrespeito aos princípios maçônicos.
Vivificação da Cultura Maçônica no meio político social – reanimando e revivendo a fama da maçonaria ser uma entidade de homens probos e sérios, que lutam a favor da igualdade, da liberdade e da fraternidade.
Precisamos renovar e arejar o pensamento maçônico, como por exemplo:
- A completa e moderna informatização das Potências e Lojas para que a integração e comunicação seja perfeita;
- Repensar a ideia de que nossos problemas serão sempre resolvido dentro dos templos, quando na verdade é de fora para dentro e de dentro para fora, ou seja:
De fora para dentro: Admissão bem feita com pessoas que demonstrem vocação para serem maçons. Colocação de toda responsabilidade da admissão no padrinho e não nos sindicantes, etc.
De dentro para fora: Investir para que bons maçons possam ser políticos e ocuparem cargos relevantes na administração pública e fiscalizarem suas ações. Integração institucional com entidades da sociedade civil, como exemplo as universidades para troca de estudos e experiências no campo social , principalmente, etc.
Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo
Mahatma Gandhi
Todas essas ações não dependem do Venerável da sua Loja nem do Grão Mestre da sua Grande Loja ou Grande Oriente, dependem do povo maçônico dessas comunidades, pois o povo tem o governo que merece.
AVANTE SEMEADORES DE MUDANÇAS!
AVANTE SEMEADORES DE BOAS IDEIAS!
A maçonaria precisa de vós!
São Paulo, 27 de setembro de 2015
Renato Gabriel
Fonte: JB News