O projeto Vigilância Licitatória foi apresentado na Loja Honra e Virtude Nº 101 (Alfredo Chaves), no último dia 14 de março, pela comissão do Brasil no Prumo, a Ética na Prática – Maçonaria Presente. Irmãos do município manifestaram interesse em abraçar a iniciativa.
Segundo o Irmão Osvaldo Celino de Avellar Gomes, presidente da Grande Comissão do Brasil no Prumo, a Ética na Prática – Maçonaria Presente, o projeto foi muito bem recebido pela Honra e Virtude, que irá buscar o apoio de autoridades locais, como juízes, promotores e delegados, entre outros, para implantá-lo.
Durante a reunião o Venerável Mestre José Luís Sarmenghi confirmou o interesse da Loja em formar comissão e apoiar o projeto e também agradeceu a confiança dos Irmãos pela escolha da Oficina para trabalhar a inciativa de forma piloto.
VIGILÂNCIA PARLAMENTAR
Paralelamente, já está em operação o projeto Vigilância Parlamentar nos municípios de Domingos Martins, Marechal Floriano, Alfredo Chaves e Bom Jesus do Norte, onde Maçons acompanham as sessões das Câmaras, registrando iniciativas que possam impactar negativamente a população. As próximas cidades a receberem essa iniciativa são Linhares, Fundão, João Neiva e Aracruz.
Também integra o Brasil no Prumo o Projeto Vigilância dos Conselhos, cuja formatação está em andamento. Coordenado pelo Irmão Sebastião Biato, o Vigilância dos Conselhos incentiva os Maçons a participarem dos diversos conselhos nos municípios e também no Estado, de forma a acompanhar suas atividades.
CMSB
A tese do Brasil no Prumo, a Ética na Prática – Maçonaria Presente está sendo atualizada para apresentação na CMSB 2018 para Grão-Mestres de todo o País, a fim de que possa ser difundido em outras partes do Brasil, com Irmãos frequentando as Câmaras de Vereadores e acompanhando as licitações públicas.
O Brasil no Prumo nasceu com o objetivo de contribuir com mudanças no Brasil, resgatando a origem da Maçonaria e os grandes movimentos dos quais a instituição participou no mundo e no País. A iniciativa surgiu em 2014, na Loja Orvalho do Hermon N º 21 (Vila Velha), e foi abraçada pela Grande Loja.
Fonte: http://www.glmees.org.br/2015/noticias/1020/alfredo-chaves-adere-ao-projeto-vigilancia-licitatoria-.html