a
a
HomeSessões – Convites – EventosBrasil e Paraguai irmanados em Santo Ângelo

Brasil e Paraguai irmanados em Santo Ângelo

Nossa Loja Luz da Serra

Nos três abraços fraternos

Aperta os laços eternos

Desta irmandade que cerra,

Duas pátrias, uma terra

Transcendendo as geografias

Anunciamos harmonias

A todos os hemisférios

Selando nossos mistérios

Com a Loja Toribio Diaz

Com estes versos entusiastas da fraternidade entre os povos, a Loja “Luz da Serra” nº 417, de Santo Ângelo, anunciou a assinatura de um “Tratado de Irmandade” com a Loja “Toribio Diaz” nº 140, de Encarnación, jurisdicionada à Grande Loja Simbólica do Paraguai. A cerimônia que oficializou o documento ocorreu no dia 24 de agosto.

O documento firmado entre as duas Oficinas – e assinado pelo Venerável-Mestre Laércio Roque Tolfo Viera (Luz da Serra) e pelo Venerável-Mestre Juan Leguizamon (Toribio Diaz) – é um reflexo do relacionamento diplomático internacional do Grande Oriente do Rio Grande do Sul desenvolvido na atual gestão do Grão-Mestre Tadeu Pedro Drago, auxiliado pelo ministro das Relações Exteriores Fulvio Delavi, junto às Potências Maçônicas regulares do mundo inteiro.

Importante destacar que todo o processo de aproximação das duas Oficinas aconteceu com total apoio das duas Potências Maçônicas e seus representantes. Além das autoridades já citadas do GORGS, o Grão-Mestre da Grande Loja Simbólica do Paraguai Edegar Sanchez Caballero e o grande secretário de Relações Exteriores Raúl Pinto Grassi.

A intervisitação e as relações de amizade é uma realidade antiga na região, que ostenta, por exemplo, a divisa Maçonaria Unida de Santo Ângelo, para denominar a convivência fraterna das três Potências Maçônicas brasileiras na cidade. Quanto às relações internacionais, o intercâmbio também é frequente e histórico. Como é anunciado no tratado assinado pelas Lojas “Que a cadeia de união que esta Irmandade representa, transcenda os limites com os quais os homens dividiram os territórios”.

O final de semana foi a demonstração prática desta harmonia: após a cerimônia histórica, todos confraternizaram em ágape no salão panorâmico do Clube Gaúcho; no dia seguinte, após almoço na sede campestre do mesmo clube, os Irmãos realizaram incursões em pontos turísticos da região, como as ruínas de São Miguel das Missões.

Fonte: http://gorgs.org.br/site/index.php/2018/08/31/brasil-e-paraguai-irmanados-em-santo-angelo/

No comments

leave a comment