“Nossa Loja Luz da Serra
Nos três abraços fraternos
Aperta os laços eternos
Desta irmandade que cerra,
Duas pátrias, uma terra
Transcendendo as geografias
Anunciamos harmonias
A todos os hemisférios
Selando nossos mistérios
Com a Loja Toribio Diaz”
Com estes versos entusiastas da fraternidade entre os povos, a Loja “Luz da Serra” nº 417, de Santo Ângelo, anunciou a assinatura de um “Tratado de Irmandade” com a Loja “Toribio Diaz” nº 140, de Encarnación, jurisdicionada à Grande Loja Simbólica do Paraguai. A cerimônia que oficializou o documento ocorreu no dia 24 de agosto.
O documento firmado entre as duas Oficinas – e assinado pelo Venerável-Mestre Laércio Roque Tolfo Viera (Luz da Serra) e pelo Venerável-Mestre Juan Leguizamon (Toribio Diaz) – é um reflexo do relacionamento diplomático internacional do Grande Oriente do Rio Grande do Sul desenvolvido na atual gestão do Grão-Mestre Tadeu Pedro Drago, auxiliado pelo ministro das Relações Exteriores Fulvio Delavi, junto às Potências Maçônicas regulares do mundo inteiro.
Importante destacar que todo o processo de aproximação das duas Oficinas aconteceu com total apoio das duas Potências Maçônicas e seus representantes. Além das autoridades já citadas do GORGS, o Grão-Mestre da Grande Loja Simbólica do Paraguai Edegar Sanchez Caballero e o grande secretário de Relações Exteriores Raúl Pinto Grassi.
A intervisitação e as relações de amizade é uma realidade antiga na região, que ostenta, por exemplo, a divisa Maçonaria Unida de Santo Ângelo, para denominar a convivência fraterna das três Potências Maçônicas brasileiras na cidade. Quanto às relações internacionais, o intercâmbio também é frequente e histórico. Como é anunciado no tratado assinado pelas Lojas “Que a cadeia de união que esta Irmandade representa, transcenda os limites com os quais os homens dividiram os territórios”.
O final de semana foi a demonstração prática desta harmonia: após a cerimônia histórica, todos confraternizaram em ágape no salão panorâmico do Clube Gaúcho; no dia seguinte, após almoço na sede campestre do mesmo clube, os Irmãos realizaram incursões em pontos turísticos da região, como as ruínas de São Miguel das Missões.
Fonte: http://gorgs.org.br/site/index.php/2018/08/31/brasil-e-paraguai-irmanados-em-santo-angelo/