Quando em Loj.’. falamos em Era da Verdadeira Luz ou ano da verdadeira luz , isso impõem a quem desconhece este temo , principalmente os Aprendizes , vários tipos de reações desde a uma indiferença em saber do que se trata até a certa jocosidade . Certo dia há uns 7 ( sete ) anos atrás quando era 1º V.’. em Loj.’. foi lido Bal .’. , e no final ditado como 5007 EVL . O então um Ir.’.Ap.’. , perto de mim se pôs a rir, pois não entendia o que era aquilo. Falei para ele que depois iria lhe informar do que se tratava , do Anno Lucis. Hoje acredito que muitos IIr.’. ainda não saibam desta origem, do por que deste acréscimo de 4000 anos , por isso este tema sempre é recorrente .
Portanto, do livro Annales Veteris Testamenti , de 1650 , bem como o seu idealizador, do Anno Lucis,o Bispo de Ussher ( 1581-1656 ) deram as origens deste Anno Lucis .
A palavra Calendário vem do latim : Calendas que eram o dia 1º de cada mês quando ocorria Lua Nova. Este dia era consagrado à deusa Juno, esposa de Júpiter, destinava-se ao pagamento das dívidas. Havia três dias fixos: as calendas, as nonas (quinto ou sétimo dia, de acordo com o mês) e idos (13º ou 15º dia, conforme o mês).Os gregos não possuíam Calendas. Assim, quando um
romano não pretendia pagar suas dívidas, ou mesmo cumprir qualquer compromisso, dizia que o deixava “para as Calendas gregas”. Essa expressão existe até hoje.
Os Idos correspondiam ao dia 15 em março, maio, julho e outubro, e ao dia 13 nos demais meses. Usamos a expressão “os Idos de março“, porque Júlio César foi morto nesse dia, no Senado, em 44 AC.
Mas para tratarmos de Calendário, para medir a passagem dos anos, é necessário sempre termos uma referência, quer na natureza ; como as cheias do Nilo – Egito Antigo ; ou na observação das estrelas – Stonehenge ou mesmo Egipcia tardia – ver Templo de Denderah dedicado à deusa Hathor. Para o mundo cristão, essa referência difere, pois é o nascimento de Jesus ( gira em 7.AC) , sendo as datas posteriores abreviadas de A.D. (Anno Domini, ano do Senhor). Para os árabes, é a Hégira, a fuga de Maomé de Medina (622 A.D).
Os judeus, por sua vez, começaram a contar os anos a partir da data da criação do mundo, 3760 AC. Ver também os meses Hebraicos no qual no século XIX eram seguidos nas atas de reuniões maçônicas .
Muitas são essas referências em Maçonaria. Vejamos:
Anno Benefacionis (A.B.), o ano da Benção de Abraão pelo Alto Sacerdote Melquizedeque. É usado na Ordem dos Sumos Sacerdotes. Soma-se 1913 ao ano cristão. Este ano seria 3927 A.B.
Anno Depositionis (A.Dep.), o ano do depósito, usado pelos Reais e Seletos Mestres, dos Graus Crípticos do Rito de York americano. Obtém-se somando 1000 ao ano cristão. Este ano seria 3014 A.Dep.
Anno Inventionis (A.I.), o ano da descoberta, usado pelos Maçons do Real Arco. Soma-se 530 ao ano cristão. Este ano seria 2544 A.I.
Anno Lucis (A.L. ou V.L.), o ano da Luz ou da Verdadeira Luz , a suposta data da criação do mundo, usado largamente nos Graus Simbólicos. Soma-se 4000 ao ano cristão. Este ano seria 6014 A.I. ou V.L. Esta data foi devido ao estudo do Bispo de Ussher que desde o nascimento decristo calculou pela Bíblia, através das gerações, a data de fundação do mundo .Ver que o movimento Criacionista que ainda considera esta data . Os cálculos forma publicados no Annales.
Veteris Testamenti ( Anais do Velho Testamento ) .
Anno Mundi (A.M.), o ano do Mundo, usado no Rito Escocês americano. Assemelha-se ao calendário hebreu (Anno Hebraico), exceto por não começar em setembro. Soma-se 3760 ao ano cristão. Este ano seria 5769 A.M.
Anno Ordinis (A.O.), o ano da Ordem, usado pelos Cavaleiros Templários, do Rito de York, designando o ano em que foi fundada a Ordem dos Templários, 1118 A.D. Ao contrário dos anteriores, para determiná-lo, diminui-se 1118 do ano cristão. Este ano seria 896 A.O.
Calendário Hebraico – usado em lojas no passado
Calendário judaico ou hebraico (do hebraico )העברי הלוחé o nome do calendário utilizado dentro do judaísmo para a determinação da data das festividades, dos serviços religiosos e de outros eventos da comunidade. O calendário hebraico é um calendário do tipo lunar baseado nos ciclos da Lua, composto alternadamente por 12 ou 13 meses de período igual ao de uma lunação, de
forma a que o primeiro dia de cada mês é sempre o primeiro dia de lua nova. Nos tempos bíblicos a determinação dos tempos era realizada pela observação direta de testemunhas designadas para este fim, método seguido pelos Caraítas até os dias de hoje, os quais determinam o primeiro mês do ano como Abib.
O método atual entre os judeus rabínicos, no entanto, é um calendário fixo criado devido à necessidade de um calendário permanente para comunidades que vivessem fora de Israel. Este calendário tem base lunar, mas ajusta-se pelo calendário solar (enquanto o Calendário antigo ajustava-se pela maturação da colheita) para a inclusão de um novo mês, além de determinar o início do ano no mês de Tishrei.
Este calendario é lunar os meses começam com a lua nova.
Os meses lunares têm alternadamente 29 e 30 dias ficando o ano formado por 354 dias. Seguindose normalmente esta organização anual os meses israelitas não poderiam cair sempre dentro das mesmas estações, o que tinha grandes inconvenientes para a celebração das festas cristãsreligiosas, que devem cair sempre em determinadas estações do ano. Para evitar isto é acrescentado, de tempos a tempos, um mês, dando-se este fato 7 vez num ciclo de 19 anos. Este ano de 13 meses é denominado bissexto ou embolísmico.
O ano religioso começava no mês de Nissan e o ano civil começava em Tishri, quando os israelitas constituíram um estado na Palestina.O principio do mês chama-se Rosh Hodesh (cabeça do mês) ou lua nova. Rosh Hodesh é um dia festivo celebrado pela recitação da oração de Hallel, de Muçaf e pela leitura da Lei, além do ritual vulgar. Ele consta por vezes de dois dias, nesse caso o primeiro dia pertence ao mês e o segundo ao novo mês.
O mês que se juntar de tempos a tempos para harmonizar o calendário possui o nome de Veadar, isto é, um segundo Adar.
Os nomes dos meses hebraicos, são , tomando como base Hemisfério Norte ;
NISSAN….. 1º dia – 21-março – << Ref: Teto Estrelado da Loja . Albert Pike >>
YIAR……….. PRIMAVERA
SIVAN……..
TAMUZ……
AB…………… VERÃO
ELUL………..
TISHRI………
HESHVAN…. OUTONO
KISLEV………
TEBET………
SHEBAT…… INVERNO
ADAR………..
VEADAR……
Bibliografia
1.Internet. Pesquisa diversa .
2. Ussher, Bispo . “ Annales Veteris Testamenti” . 1650
Autor: Ricardo Caselli Moni
Fonte: JB News