Nesta manhã de quarta-feira(14), aconteceu o lançamento da Campanha da Fraternidade 2018, no auditório da Cúria Metropolitana. O tema da CF deste ano é “Fraternidade e superação da violência”, tendo como lema “Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8)”.
Frei Fernando Inácio Peixoto de Castro, OFM conduziu a reflexão em torno do tema principal e o arcebispo Dom Washington Cruz concluiu ressaltando o sentido da Campanha neste tempo forte da Igreja, que é a Quaresma.
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, afirmou que “há uma imperiosa necessidade de se superar o quadro de violência” vivido atualmente pela sociedade brasileira.
Para a ministra, a situação exige “solidariedade, fraternidade e a capacidade de amar e perdoar”. Cármen disse que a missão do Poder Judiciário é a aplicação do direito para buscar a solução de conflitos “de todas as formas contra todas as pessoas”, acentuando que umas sofrem mais que outras. Em sua fala, Cármen também destacou que a desconfiança que marca o quadro de violência pode tomar conta de “forma perigosa uma sociedade com marcos civilizatórios de pacificação”.
No lançamento da campanha também falaram o presidente da CNBB, cardeal Sergio da Rocha, o secretário-geral da conferência dos bispos, dom Leonardo Steiner, e o deputado federal Alessandro Molon (Rede-RJ), coordenador da Frente de Prevenção à Violência e Redução dos Homicídios na Câmara dos Deputados.
Secretaria Estadual de Gabinete.
Fonte: http://gobgo.org.br/portal/2018/02/14/combate-a-violencia-exige-solidariedade-e-capacidade-de-amar/