a
a
HomeTemplo de Estudos MaçônicosCONHECIMENTO EM MAÇONARIA: NÃO BASTA ADQUIRIR, MAS SIM PRATICAR E TRANSMITIR

CONHECIMENTO EM MAÇONARIA: NÃO BASTA ADQUIRIR, MAS SIM PRATICAR E TRANSMITIR

Nos meus primeiros anos na Ordem Maçônica após iniciado, ávido por saber “tudo” e querer aprender “o máximo”, um irmão Mestre me disse uma frase que me ficou gravada na memória: ”Não existem professores na Maçonaria. O aprendizado será diário e cada um terá a seu modo sua evolução e entendimento”. Como passar dos anos verifiquei que realmente não temos em nossas sessões a figura daquele “professor” que semanalmente nos traria ensinamentos aos que entram, cada um vai buscando seu conhecimento, uns mais aplicados, outros menos.
Ao ingressar na Ordem maçônica, o candidato profano não é preparado; tudo será surpresa, desconfiança, receio e vacilação. Mas depois de um tempo passei a discordar desta frase acima, porque temos sim professores na Maçonaria, pois quando se diz que a maçonaria é feita por maçons, subentende-se que o maçom precisa preparar-se para o ofício, pelo estudo e pela prática do que lhe é proposto.
Os professores são todos aqueles irmãos Mestres que, por já terem atingido ao grau 3, tem sim a obrigação de orientar e instruir aos irmãos Aprendizes e Companheiros. Senão, qual o sentido de nos tornarmos Mestres se não for para ensinar aos Aprendizes e Companheiros? Como estes irão se tornar Mestres se não tiverem o acompanhamento, a orientação, a correção de rumo, e a boa vontade dos irmãos Mestres na sua formação?
Para os mestres, a chegada dos aprendizes representa sempre a certeza do fortalecimento, o reinicio de uma atividade agradável, a de orientar, de sugerir e participar em conjunto.
É desta maneira que os Mestres reiniciam sua longa jornada de orientação.
Porém, de uma forma inacreditável, o ensino a estes novos Aprendizes não se repete, pois que os conceitos evoluem, cada novo Aprendiz tem seu modo de entendimento, dado que os Mestres, ao ensinarem, também muito aprendem com seus discípulos, pela permuta. Isto acontece porque as idéias, os questionamentos dos Aprendizes são sempre diferentes, obrigando também à novas respostas.
Por isso vai aqui um alerta aos irmãos Mestres que não estão praticando esse seu dever de ensinar, estão contribuindo com a DEGENERAÇÃO DA NOSSA ESPÉCIE!
Somente um bom pedreiro constrói com perfeição e somente os bons Aprendizes se tornarão bons Mestres, PORQUE SÓ ENSINA AQUELE QUE SABE E SÓ APRENDE AQUELE QUE TEM COMPETÊNCIA!

 

Fonte: http://orgulhodesergop.com.br/2018/03/14/conhecimento-em-maconaria-nao-basta-adquirir-mas-sim-praticar-e-transmitir/

No comments

leave a comment