Uma análise comparativa sobre “Simbolismo , Rituais e Gastronomia, tendo como objetivo tipo e condição de possibilidade da Ciência Maçônica, segundo os Mestres da Gastronomia; Marcelino de Carvalho, Theobaldo Varoli Filho e José Castellani, poder-se-ia dizer à guisa de conclusão, que :
1) O Mestre Hélio Pereira Leite, com o propósito de esclarecer e evitar o sincretismo metodológico baseado na Constituição do Grande Oriente do Brasil, submeteu à ciência da aplicação do seu conhecimento Gastronômico e Nutricionais, que pelo seu desenvolvimento é uma das vigas mestras de sua doutrina, eliminando de seu campo de ação quaisquer investigações sociológicas .
O Mestre deu uma visão do seu conhecimento , através de uma introdução – Estação de Embarque, sobre símbolos , ritos , rituais e ritualidades, considerando isto como um convite ao irmão maçom, para realizar uma simbólica “Viagem de Trem de Volta ao Passado Iniciático.” Neste segundo livro de Banquete Maçônico II, convida ao leitor a apreciar a história da comensalidades abrindo-lhe o apetite para o banquete que será servido, ao longo de uma viagem simbólica. Na sua segunda estação ele estendeu a oportunidade de abordar mais uma vez o rito de Comensalidade, agregando novas informações, em virtude de o tema ser primordial à existência humana.
2) Para a concepção, o tema “Banquete Maçônico II “ é uma tradição antiga que não convém romper. Nos primórdios do Banquete Ritualístico eram oferecidos sete brindes de obrigações; o aspecto com que a Filosofia Maçônica o abordará e, com isso não se podia fazer a sua própria maneira de interpretar e aplicar o serviço de Banquete.
O Mestre Hélio Pereira Leite penetrou nas profundezas do Simbolismo, Rituais e Gastronômicos, procurando descobrir a essência de delimitar o objetivo da Ciência Nutricional Maçônica. Para tanto, partiu do advento da Constituição dos objetivos culturais e dos Ágapes Maçônicos, através da sua viagem (estações: terceira , quarta e quinta) , chegando à conclusão revolucionária de que o Banquete Gastronômico é a conduta humana em sua interferência sobre a qual incidem valores alimentícios, isto é, de que o Banquete é , um objetivo cultural e a ética da Sociedade profana.
Para melhor esclarecer, o Banquete Maçônico II, são informações juntando-se às demais, formando um carrossel dessa especial cultura. Mestre Hélio, quis mostrar o que era o Banquete dos tempos modernos, temos que lembrar dos anos 60, que as famílias dedicavam as suas tarefas aos seus lares, usando o simbolismo e rituais.
O autor mostra que o Ritual Maçônico poderá ser sem complicação como qualquer outra atividade, tanto que foi-se criando o Banquete Maçônico de uma forma de rede nacionalizada e hierarquizada para oferecer os melhores serviços de Ágape Maçônico.
O autor demonstrou a maneira como nos comportamos no dia a dia através de uma viagem de Simbolismo , Rituais e Gastronômico, dentro de nossas Lojas. O autor demonstrou também como ser justo e correto, isto não significa ser o dono da verdade, impondo nossa forma de pensar e agir para com os irmãos de Loja.
A coragem do Mestre Hélio foi tão grande que deu continuidade do segundo livro de “Banquete Maçônico II” , para publicar o seu trabalho com justiça e sabedoria de forma adequada perante os nossos irmãos maçons.A Jurisprudência de “Banquete Maçônico II” de Hélio Pereira Leite, trata-se de um livro que transmita conhecimentos de Simbolismo, Ritualístico e Gastronômico que interessam os Veneráveis Mestres e demais Oficiais das Lojas Maçônicas Brasileiras, mas procurou, inclusive, em linguagem clara, em vernáculo escorreito e que em nenhum momento descamba para o preciosismo ou prosaísmo, transfundir no espírito do leitor, sem os ranços do passado, a sua experiência as suas observações e seu profundo conhecer a respeito dos fenômenos que interligam Jurisprudência e o Banquete Maçônico II. A elegância como o Mestre expõe toda a interpretação esotérica do Banquete Ritualístico , realizando tanto no Simbolismo como no Filosofismo Maçônico.
Trata-se de um trabalho notável que honra a Doutrina Maçônica. Trata-se um segundo trabalho notável que honra a Doutrina Maçônica, não é um livro apenas para consulta, é para os momentos de dificuldades em Loja e para uma leitura constante que deverá ser proveitosa.
É um trabalho sério, profundamente sério de um Magistrado que não atraiçoa o respeito aos cânones de sua formação e do seu pensamento.
Parabéns, Mestre Hélio Pereira Leite, pelo reconhecimento da sua obra e pela valiosa sementes que vem plantando no coração de todos os que têm o privilégio de conhecer o seu segundo livro: “Banquete Maçônico II”
Receba um forte abraço de reconhecimento desse seu irmão e amigo de jornada.
Souzinha:.