(JB News-Editoria) – A Loja Maçônica Fraternidade Brazileira de Estudos e Pesquisas Maçônicas, de Juiz de Fora (MG) – através de seu Departamento de Estudos e Pesquisas – realizou nos dias 16 e 17 de outubro de 2015 em Maringá (PR), o XXII Encontro de Estudos e Pesquisas Maçônicas, nas dependência da Câmara Municipal, localizada próxima à aprazível Catedral Nossa Senhora da Glória (foto em destaque) na praça principal da segunda cidade mais arborizada do Brasil.
O evento reuniu inúmeros membros correspondentes e contou com o apoio do Grande Oriente do Estado do Paraná (GOP) e de muitas de suas Lojas jurisdicionadas de Maringá e Região. A abertura do Encontro ocorreu na sexta-feira de noite com a tradicional Reunião do “ Clube do Ganso e da Grelha ” com o tema “ Admissão: número ou predicado? ”. O Coordenador do Encontro, Irmão Miguel Simão Neto, inicialmente, convidou O editor do JB News, Jeronimo Borges, a proceder as primeiras palavras. Após a saudação às autoridades constituídas e aos irmãos presentes que participaram do Clube do Ganso e da Grelha, discorreu sobre a história da Loja Fraternidade Brazileira, contada pelo Irmão Renato Gabriel no editorial do JB News de sexta-feira, nr. 1842, onde Renato ressalta os 22 anos de persistência na divulgação da cultura
maçônica, através dos vários encontros realizados em Juiz de Fora, sede da Loja Maçônica Fraternidade Brasileira e também em várias cidades do Brasil. Do tema escolhido pela coordenação “ Admissão: número ou predicado?” ouviu-se a manifestação de cada participante, cada qual expondo suas ideias e fundamentações, com ilustrações das mais atraentes e bem colocadas. Foi uma noite em que se acuraram as mais bem embasadas teses sobre o interessante tema.
O final da noite foi contemplado com um coquetel, imperando o espírito de confraternização característico, reunindo participantes procedentes dos mais diversos orientes do País e já com a participação das cunhadas.
Na manhã seguinte, foi efetuado o desenrolar do XXII Encontro.
O primeiro trabalho apresentado foi do Irmão Alberto Gabriel Bianchi, de São José do Rio Preto, que expôs o trabalho “A Maçonaria na atualidade e o que pode ser feito para melhorar a sociedade”.
Praxe do Encontro, que ao término da exposição de cada trabalho, com a duração aproximada de 15 minutos, iniciam-se os debates com análises e perguntas a serem respondidas pelo palestrante.
O segundo trabalho do sábado coube ao Irmão Evandro da Silva Lima, de Juiz de Fora, quefalou sobre a “
Vivificação da Cultura Maçônica no meio político social”. Em seguida, na terceira tese sustentada da manhã, o Irmão E. Figueiredo, de São Paulo, falousobre “Robin Hood e seu espírito Maçom”. O Ir E. Figueiredo, a exemplo dos demais irmãos que lhe antecederam, respondeu a inúmeros questionamentos fundamentando o trabalho apresentado.
No quarto trabalho, foi a vez do Irmão Élio Figueiredo, conhecido palestrante, também de São Paulo, que abrangeu o tema“O papel da Maçonaria no Mundo Moderno”.
Com essas palestras, perguntas e debates, encerrou-se a primeira fase do conclave.O almoço na Casa da Amizade de Maringá, marcou o intervalo com bons momentos apetitosos de conversas e troca de opiniões a respeito do que foi ouvido, discutido e falado há pouco.
Às 13h30 foi dado início, ainda na Câmara Municipal, a segunda parte do Encontro, com a apresentação do 5º. Trabalho pelo Irmão
Derly Halfeld Alves,de Juiz de Fora, que falou sobre a “Vivificação da cultura Maçônica no meio político social”.
O sexto trabalho esteve a cargo do Irmão Marco Aurélio Moreira Vieira que enfatizou o tema“A Maçonaria precisa de obreiros esclarecidos…”
A sétima exposição foi do Irmão Luiz Carlos Trainini de São Sebastião do Cal, do Rio Grande do Sul, que abordou o tema “ Vivificação da Cultura Maçônica no meio político social”.
Ao Irmão Hercule Spoladore, de Londrina, coube a exposição do oitavo trabalho do dia: “
O poder mental e a oração na Maçonaria”, foi o tema discorrido e que se encontra publicado no 5º. Bloco da edição de ontem, domingo, do JB News, que levou o número 1.844.
No nono trabalho, o Irmão Paulo Tomimatsu, de Londrina, trouxe aos presentes o tem a“Maçom e a Sociedade–educação”.
No décimo e último tema do dia, o Irmão Renato Gabriel, de Juiz de Fora, membro efetivo do Departamento de Membros Correspondentes e obreiro da Loja Maçônica Fraternidade Brasileira de Estudos e Pesquisas Maçônicas, finalizou o ciclo de palestras e trabalhos falando sobre “A Maçonaria pode voltar a influenciar o meio político social”.
Algumas homenagens foram prestadas ao final do Encontro, entre as quais ao Grão- Mestre João Krainski Neto, Grão-Mestre do Grande Oriente do Paraná, p
ela Coordenação do XXII Encontro de Pesquisas Maçônicas, como também ao Irmão Vladimir Pires Martins, Delegado do Grão-Mestre do GOP.
Foram também homenageados pelo Grande Oriente do Paraná, como destaques no apoio ao XXII Encontro, os irmãos Edenir José Gualtieri, editor da Revista “A Trolha”, irmão Tabajara Marques e Jerônimo Borges, editor do JB News.
O Irmão Antonio Campos da Silva Júnior, de Curitiba, redigiu e procedeu a leitura da “Carta de Maringá”, que submetida à Assembleia, foi aprovada por unanimidade. O teor da “Carta de Maringá”, estará sendo divulgado nas próximasedições do JB News.
Como destaque cultural, a Livraria da Editoria “A Trolha” esteve presente no apoio cultural aos irmãos do Encontro. À noite, na Casa da Amizade em Maringá, houve o jantar de confraternização e despedida, com a participação também das cunhadas que cumpriram programação turística e de passeio durante o sábado.
O Encontro contou com a coordenação do Irmão Miguel Simão Neto, do Irmão
Marco Aurélio Moreira Vieira, Venerável Mestre da Loja Maçônica Fraternidade Brazileira de Estudos e Pesquisas Maçônicas, de Juiz de Fora, do Irmão
Edevaldo Tadeu Camarini, Coordenador deCultura da Delegacia do GOP em Maringá e do pool das seguintes Lojas Maçônicas, todas do Grande Oriente do Paraná:
Loja Justiça- Maringá
Loja Pedro Mora- Maringá
Loja Frederico C. Biscaia- Maringá
Loja 21 de Abril- Maringá
Loja Cinquentenário- Maringá
Loja Frank Marshall- Maringá
Loja Schroder- Maringá
Loja Obreiros Adonhiramitas- Maringá
Loja Luz e Esperança- Mandaguaçu
Loja Fraternidade Paiçandu- Paiçandu
Loja Luz e Ciência- Sarandi
Loja Ciência de Justiça- Marialva
Loja Mandaguari – Mandaguari
Loja Estrela do Norte II – Mandaguari.
Loja Luz, Ciência e Fraternida de – Campo Mourão
Autor: JB News – Editoria
Fonte: JB News