Há cerca de 15 anos passados me fiz presente com a equipe de Maçonaria a Favor da Vida, na Loja União e Silêncio, do Distrito Federal, em tempos que uma nova proposta maçônica naquele Grande Oriente era apresentada por Hélio Pereira Leite.
A partir daí e durante este tempo fortaleceu em mim o conhecimento da coragem, das boas ações, da qualidade e o sentimento de dignidade própria que o consolidou a merecer a minha consideração e de todos os maçons do GOB, que o conhecem pessoalmente ou pelas suas produções culturais e de pesquisa.
Tenho honra em presidir o Conselho Federal do Grande Oriente do Brasil e ter este cearense como conselheiro. Hélio Pereira Leite, natural de Fortaleza, professor e advogado. Iniciado em 26 de janeiro de 1966, onde ocupou o cargo de Venerável Mestre da Loja União e Silêncio. Foi deputado federal. É grande representante da Grande Loja de Porto Rico, portador da Comenda da Ordem D Pedro I, por ter completado 50 anos de atividade maçônica. Cidadão honorário de Brasília. Autor dos livros “Banquete Maçônico – Origens, Preparação e Ritualística” e “Banquete Maçônico II – Simbolismo, Rituais e Gastronomia”. Fundador das irmandades Confraria dos Cidadãos Honorários de Brasília e da Confraria Chapéu de Couro, em Fortaleza. Pioneiro em Brasília, anualmente passa seis meses à Capital Federal e os outros seis meses, vivendo as suas origens cearenses.
Acima disto é pai exemplar e amoroso de Hélio Pereira Leite Filho e Maurício Casado Accioly Pereira Leite, já mestres instalados das Lojas União e Silêncio e Obreiros do Vale, respectivamente.
Dele recebi o livro “O Grande Oriente do Brasil Comemora 195 Anos de Fundação” – Crio Editora & Comunicação, com a seguinte dedicatória: “Ao Sapientíssimo irmão e amigo Barbosa Nunes, com o fraternal abraço do autor”, já disponível para ser adquirido através do e-mail: coletânea.gob195@gmail.com e do site Mercado Livre, também pelo telefone (61) 9 8163 4605.
A obra de Hélio Pereira Leite, historiador e pesquisador, é apresentada como “uma pequena semente lançada por um maçom, um eterno aprendiz, na esperança de que ela chegue até as mãos dadivosas de irmãos tolerantes, que possam aceitá-la como uma semente, lançada em terreno fértil e cuidadosamente regada, para que se transforme em árvore frondosa, na grande floresta maçônica, representada pela grande bibliografia produzida por grandes maçons do passado e do presente.
A coletânea reúne retalhos e recortes da rica história do GOB, primeira potência maçônica a se instalar em território brasileiro. Apresenta vários documentos de valor histórico, vislumbrando a importância da Maçonaria Brasileira na construção da identidade nacional. Apresenta pela primeira vez o texto em sua íntegra da Constituição do Grande Oriente do Brasil, de 1832. Transcreve toda a Constituição de 1834. Destaca a Medalhistica do GOB, desde a primeira cunhada, até a última, agora recente pelos 195 anos. Uma verdadeira caminhada na longa estrada percorrida por grandes personagens que escreveram com corações e mentes a história da maçonaria em solo brasileiro.
Fotos dos Grão-Mestres Gerais e de todos os atuais Grão-Mestres Estaduais, como pleito de gratidão aos operários da Arte Real, que em algum momento de suas vidas se sacrificaram, para conduzir os destinos da Sublime Ordem em todo território nacional.
No sumário vamos encontrar as indicações da exposição da maçonaria no Brasil e registros históricos. Com D João VI interditando sociedades secretas. Discurso de José Clemente Pereira, Certidão de Nascimento do GOB, discurso de Gonçalves Ledo dirigido ao príncipe D Pedro. Reinstalação do GOB. Grande Oriente do Passeio. Decreto assinado por José Bonifácio. Resolução da Loja Perseverança. Projeto Abolicionista de Rui Barbosa. Carta solicitando auxílio de Loja para Alforria. Questão religiosa e a Maçonaria. Lei Áurea. Carta de Deodoro da Fonseca. Reconhecimento do Rito Brasileiro. Tratado de Aliança Fraternal. Ata do Conselho Federal. Ficha cadastral de Jânio Quadros. Mudança GOB/ Brasília. Nova sede do Poder Central. Discurso de Moacyr Arbex Dinamarco. Palácio do Lavradio. Sesquicentenário de Fundação do GOB. Maçons presidentes do Brasil. Programação GOB 195 anos. Autoridades do Poder Central. Autoridades presentes e Nova Bandeira.
No pós-escrito Hélio conclui em última página: “Relevante registrar que, no período de 15 a 17 de junho deste ano, também aconteceram eventos paralelos, tais como Suprema Congregação da Ordem, presidida pelo Grão-Mestre Geral Adjunto, Sapientíssimo Irmão Barbosa Nunes, eleição do novo presidente da Assembleia Federal e diretoria, presidida pelo irmão Ricardo Monteiro de Carvalho”. O próximo grande evento será o Bicentenário de Fundação do Grande Oriente do Brasil, no ano de 2022, até lá, o GOB estará sendo presidido pelo Grão-Mestre Geral do Bicentenário, que será responsável por definir a programação a ser realizada para comemorar os 200 anos e também o Bicentenário de nossa Independência.
Faço minhas palavras, irmão Hélio Leite, reproduzindo a mensagem que recebi do Eminente Grão-Mestre do Grande Oriente do Distrito Federal, irmão Lucas Galdeano, que sobre sua obra disse:
“Escrever a história da maçonaria no mundo e no Brasil é uma obra de difícil execução. Fontes primárias e importantes documentos foram perdidos e até adulterados. Quando me deparo com o livro organizado pelo irmão Hélio Pereira Leite, penso que a contribuição dele é grandiosa para a historiografia da nossa Obediência Nacional. Um compromisso seu para a história, repondo muitas verdades com a publicação de documentos. A coletânea é uma obra que deve ser adquirida por todo maçom comprometido com a pesquisa e que tenha a vontade de entender melhor toda a grande engrenagem com que se move o Grande Oriente do Brasil. Parabéns ao irmão Hélio Leite e que venha a coletânea de 200 anos”.
Ao maçom, estudioso, interessado em nossa cultura, nossas origens, nossas participações sociais, penso que ninguém deve perder a oportunidade de adquirir e ler a obra do escritor Hélio Pereira Leite, “O Grande Oriente do Brasil Comemora 195 anos de Fundação”.
Barbosa Nunes, advogado, ex–radialista, membro da AGI, delegado de polícia aposentado, professor e maçom do Grande Oriente do Brasil – barbosanunes@terra.com.br
Fonte: http://portal.gobgo.org.br/2017/09/29/escritor-helio-pereira-leite/