Tudo o que contribuiu para a fraterna e bela sessão magna da Maçonaria Unida do Rio Grande do Sul foi devidamente preparado com antecedência. Na direção dos trabalhos, o Venerável-Mestre Alexandre Teixeira Guimarães de Castilhos Rodrigues da Loja “Luz e Ordem”nº133 (GORGS) contou com a colaboração, como 1º vigilante, do Venerável-Mestre Luiz Ilson Vardanega Júnior, da Loja “Corpus Juris” (GLMERGS) e como 2º vigilante do Venerável Mestre Rodrigo Dreher, da Loja “Sepé Tiaraju” (GOB/RS).
Cerca de 90 Irmãos estiveram presentes no Templo Nobre Caldas Júnior, do GORGS, para celebrar pela sexta vez a união dos Maçons das três Potências regulares do Estado. Como previa o ritual, especialmente elaborado para a ocasião, os estandartes das três Lojas, desde cedo, estavam no lado direito de quem olhasse para o altar.
Ocupando cadeiras ao lado do Venerável-Mestre estavam o Grão-Mestre Adjunto do GORGS Osleno Wanderley dos Santos Heberlê, o Grão-Mestre do GOB-RS Jorge Pedron de Las Llanas, e o Grão-Mestre Adjunto da GLMERGS Norton Valladão Panizzi. O secretário Eljocir Roberto Pegoraro recordou o esforço das Lojas em manter a união dos Maçons gaúchos, lendo o ato conjunto, de 20 de setembro de 2012: “As três Lojas acordaram, mediante aprovação dos Grão-Mestres das suas Potências Maçônicas, que, anualmente, em uma segunda-feira do mês de outubro, seria realizada uma sessão conjunta entre as mesmas, com o propósito de propiciar uma ação concreta que simbolize a união ritualística em Loja da Maçonaria Unida do Rio Grande do Sul”.
Em seguida, com minuciosas exposições individuais de dados históricos e geográficos, os Irmãos Marco Antônio Gris da Silva, da “Corpus Juris”, João Paulo Flores dos Santos, da “Luz e Ordem” e Rodrigo Dal Cero Saraiva, da “Sepé Tiaraju” discorreram sobre “Simbologia das Romãs”, “História da intervisitação do RS” e “Salmo 133”, respectivamente.
Já o orador Fulvio Delavi que “Hoje estamos em família. Estamos de casa cheia, celebrando a Maçonaria Unida do Estado do RS. Felizes por praticar plenamente aquela Maçonaria que conhecemos nas nossas iniciações, universal, sem fronteiras. Sejam protagonistas do futuro e não vitimas dele!”, conclamou.
Concluindo a cerimônia, manifestaram-se o Grão-Mestres do GOB/RS eo Grão-Mestre Adjunto da GLMERGS, cabendo ao Grão-Mestre Adjunto do GORGS, como anfitrião, agradecer a presença de todos dizendo que “O Grande Oriente do Rio Grande do Sul sente-se honrado com a decisão dos Irmãos de nossas três Potências Maçônicas de realizarem esta sessão magna conjunta no Templo Nobre Caldas Júnior”. Lembrou o empenho dos Grão-Mestres Milton Barbosa da Silva (GORGS), Pedro Manoel Ramos (GLMERGS) e Manoel Soares Leães (GOB/RS), marcos para a união fraterna dos Maçons do Estado. “Que o Grande Arquiteto do Universo derrame suas bênçãos sobre cada Irmão e que possamos transmitir este mesmo espirito de união aos que ainda virão para o nosso fraterno convívio Maçônico”, desejou ao encerrar.
Fotos: Samuel de Souza Santos/Com. Social GORGS
Fonte: http://gorgs.org.br/site/index.php/2017/10/31/fortalecendo-a-uniao-dos-macons-gauchos/