Na tarde de sábado (03/12), realizou-se no Templo da Atalaia de Brasília, um Banquete Ritualístico. A Sessão foi executada pela Loja Universitária Ordem, Luz e Amor.
A Loja de Mesa foi conduzida pelo Venerável Mestre Marcio Rodrigues de Morais. E contou com a ilustre presença do Eminente Irmão Lucas Galdeano, Grão-Mestre do GODF, e o Poderoso Irmão Reginaldo Gusmão de Albuquerque, Grão-Mestre Adjunto do GODF. Dentre as diversas autoridades, a Sessão foi prestigiada pelo Irmão Donald Ferguson, Past Grand Inspector da Grande Loja de Maryland e Past Master da Camp Springs Lodge N° 227.
Seguindo a ritualística, a mesa em formato de ferradura, sendo servida pelos Aprendizes e Companheiros. A primeira regra a respeito do Banque Maçônico surgiu em 1721, aprovada pela Grande Loja de Londres. O Banque Maçônico, que também é chamado de Banquete Ritualístico ou Ágape Ritualizado, é uma reunião Maçônica que acontece fora do Templo, em volta de uma mesa devidamente ornamentada.
A mesa foi inspecionada pelo Mestre de Banque, o Irmão Acácio Calliu. A cada receita apresentada, os elogios eram unânimes. A organização foi feita com muito zelo, refletia os ensinamentos maçônicos: União e Fraternidade, entre os Irmãos.
De acordo com o Escritor do livro Banquete Maçônico, Origens, Preparação e Ritualística, o Sapientíssimo Irmão Hélio Pereira Leite, o ato de comer e beber juntos significa o exercício da sociabilidade e da Fraternidade Universal entre os homens de boa vontade. Os maiores acontecimentos são celebrados em torno de uma mesa.
Desta forma a Loja Universitária Ordem, Luz e Amor, encerrou mais um ano, expondo todos os princípios maçônicos, de forma Justa e Perfeita.
Fonte: http://www.godf.org.br