No histórico Templo da sesquicentenária Loja “União Constante” n° 210, de Rio Grande, quando os Maçons, cunhadas, sobrinhos da Ordem DeMolay e autoridades convidadas ouviram a interpretação de “Ave Maria”, ao violino, na execução do professor Leonardo Anchieta Soldera, perceberam que a noite de homenagem do Grande Oriente do Rio Grande do Sul, juntamente com a tradicional Loja rio-grandina, à Marinha do Brasil seria marcada por momentos de viva emoção.
Logo após a abertura da sessão pública, que antecipou as comemorações pelo Dia do Marinheiro, que transcorre a 13 de dezembro (data de nascimento do Marquês de Tamandaré no ano de 1807 em Rio Grande) ainda foram ouvidas belas páginas da música de Vila Lobos. Após o violino, foi a vez da Banda do 5º Distrito Naval, que também encantou a todos com “Carinhoso”, “Amigos para Sempre” e “Cisne Branco”, Hino da Marinha do Brasil.
Todos aguardavam a palestra do comandante da Marinha no sul do país, Vice-Almirante Victor Cardoso Gomes, que entre outros aspectos históricos de sua exposição destacou que não há como dissociar a Marinha Brasileira da cidade de Rio Grande em razão dos laços que as unem.
Falando em nome do GORGS, o Grão-Mestre Adjunto Osleno Wanderlei dos Santos Heberlê parabenizou o Venerável-Mestre Paulo Cesar Salgueiro Nunes e todos os Maçons da Loja “União Constante” pelo belo programa desenvolvido. Salientou sentir-se honrado em representar o GORGS, ressaltando que durante período de intensa atividade vem atendendo compromissos numa divisão de tarefas com o Grão-Mestre Tadeu Pedro Drago.
Fotos : Alexandre Cozza Ferreira / http://radiogorgs.org.br/