A Loja maçônica “Alarico da Cunha” da cidade de Parnaíba, jurisdicionada pelo Grande Oriente do Piauí (GOPI), comemorou na sexta-feira (25/08) o trigésimo aniversário de fundação – Jubileu de Pérola – com sessão solene na Câmara de Vereadores, seguida de ágape fraternal na casa de eventos “Granja Buffet”.
Houve outorga de títulos alusivos à data histórica.
Um pouco da história.
O Patrono da Loja, Alarico José da Cunha, nasceu no dia 31.12.1883, em São José das Cajazeiras, depois Flores e hoje a progressista cidade de Timon (MA).
De formação filosófica, era dotado de inteligência privilegiada. Escritor, poeta e pensador, integrou as Academias de Letras do Piauí e do Maranhão.
Elegeu a cidade de Parnaíba para fixar residência e ali permaneceu por 60 anos ao lado família, instituto por ele considerado como o bem maior da vida.
Destacou-se, também, pela simplicidade no viver. Foi comerciário e agente de Companhias estrangeiras. Atuou como despachante aduaneiro. Falava inglês e alemão. Chegou a ser vice-cônsul de Portugal.
Na literatura deixou várias obras escritas tais como: “Discurso Maçônico”, “Ode à Mendiga”, “Cinema falado”, “Exaltação à Beleza”, “Nostalgia do Céu” e “Oração Fúnebre”.
Alarico da Cunha faleceu aos 82 anos na cidade do Rio de Janeiro.
Fonte: 180graus