O Eminente Irmão Reginaldo Gusmão de Albuquerque, Grão-Mestre em exercício do GRANDE ORIENTE DO DISTRITO FEDERAL – GODF, esteve presente com sua Comitiva na Palestra pública ministrado pelo General de Exército Augusto HELENO Ribeiro Pereira. O Evento foi realizado na noite de quarta-feira (21/03), na sede da GRANDE LOJA MAÇÔNICA DO DISTRITO FEDERAL – GLMDF.
A Sessão foi conduzida pelo Sereníssimo Irmão Cassiano Teixeira de Morais, Grão-Mestre da GLMDF. Sentaram-se ao seu lado as seguintes autoridades: General Heleno; Eminente Irmão Reginaldo Gusmão de Albuquerque, Grão-Mestre em exercício do GODF; Eminente Irmão Edelcides Lima de Melo, Ex-Grão-Mestre da GLMDF; e o Irmão Ricardo Fernandes Camurça, Grande Inspetor Litúrgico para o Distrito Federal.
Além de diversas autoridades dos Poderes Internos do GODF e da GLMDF, o evento contou com inúmeras pessoas da sociedade civil brasiliense. Após a entrada do Pavilhão Nacional, o grande público, levantou-se e, demonstrando respeito e patriotismo, entoaram o Hino Nacional Brasileiro.
Logo em seguida, o General Heleno iniciou a palestra com o tema: “A segurança pública no Brasil e a intervenção federal no Rio de Janeiro”. Com um extenso currículo e com vasta experiência em áreas de conflitos, foi o primeiro Comandante da Missão das Nações Unidas para estabilização no Haiti, Comandante Militar da Amazônia, atuou também como consultor de segurança e assuntos militares.
O palestrante apontou os principais problemas da Segurança Pública e a necessidade de mudanças para se atingir o objetivo com êxito. E, defendeu radicalmente a mudança na forma de atuação, principalmente no que tange à Intervenção na Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro. De acordo com General, o crime no Rio de Janeiro é organizado, para combatê-lo, as instituições precisam estar estruturadas e, também, organizadas.
Esclareceu que o sucesso no enfrentamento dar-se-á através de mudança na lei, podendo adotar nova medidas, como por exemplo, dar segurança jurídica aos militares, para que possam atirar nos criminosos armados. “É necessário a criação de regras para uso da força contra criminosos, a fim de que no futuro ninguém seja acusado de abuso. No Haiti, a imposição da paz, era atuada por meio da proporcionalidade da força. Se o bandido está de fuzil, não se pode atirar nele de canhão. Mas se o sujeito estiver com armas de uso exclusivo das Forças Armadas, como fuzis e pistolas ponto 50, ele deve ser alvejado, para que vidas dos bons cidadãos sejam preservadas”.
Outra medida a ser tomada, é trazer tropas de outros estados para atuar no conflito. “O militar que mora no Rio acaba ficando vulnerável porque seus familiares podem morar numa comunidade invadida, e quando as tropas saírem, a família pode ser atingida”, enfatizou.
Ao avaliar a segurança em todo Estado brasileiro, informou que os dados são alarmantes, sendo o Brasil considerado um dos países mais violentos do mundo: “são 60 mil homicídios por ano”.
Disse que a corrupção que assolou o país nos últimos anos contribuiu para instaurar a crise na Segurança Pública. Para ele, esse cenário somente poderá ser mudado quando as autoridades forem mais contundentes e rápidas, tratando o criminoso com leis mais duras. “Direitos Humanos são para humanos direitos”, afirmou.
Mas, além das medidas repressivas, reforçou a necessidade das ações sociais nas comunidades, como escolas e postos de saúde. “Os moradores necessitam do apoio do Estado para ter uma vida digna e não se aliarem à bandidagem”.
Ao final, sob intensos aplausos, o General recebeu certificado pela excelente palestra ministrada.
Em seguida, o Eminente Irmão Reginaldo Gusmão de Albuquerque parabenizou o General Heleno pela brilhante palestra e enfatizou a importância de se combater a crise moral, através dos valores defendidos pela Maçonaria, e destacou também o trabalho desempenhado pelas Potências Maçônicas no Distrito Federal: “A palestra de hoje mostrou a atual conjuntura do cenário político-social brasileiro e apontou caminhos para que possamos ter um futuro melhor. Esta luz, lançada pelo General Heleno, vem somar-se com a filosofia Maçônica que visa uma sociedade mais justa, mais fraterna e mais ética. Um dos sucessos desta prática Maçônica realizada no Distrito Federal deve-se a União do GODF com a GLMDF”.
Para encerrar, o Grão-Mestre da GLMDF agradeceu ao General Heleno pela palestra e ao GODF pelo apoio: “Somos artífices e filhos da mesma Nação, precisamos atuar em parceria. Espero que todos saiam daqui com uma visão melhor. Pois a Maçonaria tem a capacidade de poder mudar o homem, e o homem, o mundo”.
Fonte: http://www.godf.org.br/site/grao-mestrado-participa-de-palestra-na-grande-loja-maconica-do-distrito-federal—glmdf/6vpjp2ZTyhY-3/nta.aspx