Após meses de elaboração e com centenas de valorosas sugestões de notáveis Irmãos, oprojeto Intercâmbio Maçônico Mundial ou Masonic World Exchange será apresentado pelaGLMEES durante a XLVII CMSB 2018, que ocorre entre os dias 4 e 8 de julho.
Os objetivos das iniciativas são promover,estimular e facilitar o intercâmbiomundial, aproximando as famíliasde Maçons, reduzindo custos, dandomais segurança e estreitando os laçosuniversais de fraternidade entre os Irmãosque desejam enviar ou receberintercambistas em qualquer lugar domundo. Não haverá custos nem cobrançasde quaisquer naturezas pelointercâmbio.
Segundo o Irmão Antonio CarlosSoella, que formatou o projeto, todo oprocesso se dará por meio de um aplicativopara smartphone, que já nasceráem quatro idiomas (Português, Inglês,Espanhol e Francês) e posteriormentecontemplará outros.
CADASTRO
No aplicativo haverá um cadastrode “Irmãos receptores”, voluntários interessados e com disponibilidade parareceber o intercambista em sua casa e,do outro lado, um cadastro de pessoasinteressadas em realizar um intercâmbioem algum lugar do mundo. “A partir dobanco de dados, o aplicativo promoverá,através de algoritmos e inteligênciade softwares, uma melhor aproximaçãodos perfis de interesses e interessados”,explicou Soella.
Ainda de acordo com o Irmão, oaplicativo não entrará no mérito doconteúdo ou do modelo do intercâmbio,limitando-se exclusivamente a facilitar a aproximação dos interessados conforme suas características, perfis e interesses. “Também serão implementadas tecnologias de segurança da informação, uma vez que os dados sãosigilosos e a privacidade das famíliasserá respeitada”, adiantou.
A ideia do projeto Intercâmbio Ma-çônico Mundial nasceu na Loja Orvalhodo Hermon Nº 21 (Vitória) e foi apresentadaao Grão-Mestre Walter Alves Noronha.“Com elevada sabedoria, o Sereníssimoincentivou e orientou que formássemosum grupo multidisciplinar de estudoscom Irmãos de diversas Lojas, denominadode comissão de projeto.”
A iniciativa poderá ser implantadagradativamente à medida que cadaGrande Loja faça adesão ao programa.Já foi realizada uma espécie deprojeto piloto entre as Lojas Orvalhodo Hermon e Acácia Lodge #11, de Alberta,no Canadá, por meio do quala intercambista estudante LorenaTosta, filha do Irmão Cláudio Tosta,idealizador da iniciativa, foi recebidapela família do nosso Irmão canadenseMichael Loraas, sua esposaDenise Loraas e filhos Thomas Loraase Andi Loraas.
Quanto à data prevista para iníciodos intercâmbios, a intenção é iniciarcom algumas Grandes Lojas ainda em2018. Para tanto, o projeto será apresentadona CMSB 2018, criando um cená-rio propício à sua implantação.
Fonte: http://www.glmees.org.br/2015/noticias/1021/intercambio-maconico-mundial-sera-apresentado-na-cmsb.html