Aconteceu na manhã do último dia 19.11.2017, Dia da Bandeira, o lançamento cívico do Movimento da Maçonaria Mineira patrocinada pela ARLS São João da Escócia, n. 221 no Oriente de Indianópolis-MG.
O documento assinado pelos Grãos Mestres estaduais das três potências regulares (GOB-MG, GLMMG e GOMG) se pauta na defesa dos princípios constitucionais insculpidos no artigo 37 da Carta Magna, destacando o apoio incondicional e irrestrito ao combate da corrupção em nosso país e, por consequência, o apoio às operações Lava a Jato e as que estão operando em mesmo sentido.
O Venerável Mestre da ARLS São João da Escócia, Irmão EDUARDO HENRIQUE SOUZA BARBOSA assim se manifestou: “Agradeço a presença de todos, por esse momento ímpar que a Loja São João da Escócia está realizando. Vivenciamos momentos tenebrosos no cenário político em nosso país. Desta forma não podemos deixar de firmar nossos laços com: transparência, ética e fraternidade entre irmãos e a sociedade civil. As mudanças ocorreram se cada um tiver em atitudes idôneas, pautando na educação como fonte primordial de melhorias de uma nação.
Estamos hasteando os pavilhões (Brasil, Minas Gerais e Indianópolis) para mantermos vigilantes na ordem e no progresso do país. Segundo o filósofo Aristóteles: Nosso caráter é o resultado da nossa conduta. Brasil, corrupção nunca mais!”.
O Presidente do CMT, Irmão Gilson Montes se fez presente no lançamento, colaborando com o cerimonial do mesmo e destacou que “eventos dessa magnitude devem se tornar mais corriqueiros a cada dia que passa, pois somente com o resgate de valores cívicos e morais teremos o respeito que todo cidadão almeja”. Finalizou dando os “parabéns aos Irmãos da querida ARLS São João da Escócia pela iniciativa e que estejamos todos vigilantes para contribuir com a diminuição da corrupção em nossas cidades e nos unirmos ainda mais para mudarmos boa parcela do quadro de políticos notadamente corruptos, assim descobertos pela Lava a Jato, já nessas eleições de 2018”.
O evento contou com a presença, além dos obreiros da ARLS São João da Escócia, de Irmãos de vários orientes, representantes regionais dos Bodes do Asfalto, autoridades locais, a fraternidade feminina da loja e membros da sociedade de Indianópolis que puderam ouvir o texto do Manifesto, bem como assistir ao hasteamento das Bandeiras ao som do Hino Nacional.