a
a
HomeBanquetes MaçônicosLoja Frederico II comemora 65 anos com Banquete Ritualístico

Loja Frederico II comemora 65 anos com Banquete Ritualístico

No dia 24 de junho a Cinq.`. Ben.`. Aug.`. e Resp.`. Loj.`. Simb.`. Frederico II Nº 54 completou 65 anos de existência e, para comemorar, promoveu um Banquete Ritualístico nas dependências do Clube Farrapos, em Porto Alegre. Mais de 80 Irmãos marcaram presença na cerimônia, entre obreiros do quadro da Loja e visitantes, inclusive de outras cidades ou filiados a outras potências. “Anualmente a Loja Frederico II realiza o Banquete Ritualístico para comemorar seu aniversário, mas por conta dos 65 anos gostaríamos de fazer algo especial, reunindo outros Irmãos que sempre abrilhantam nossos trabalhos, pois a Maçonaria deve ser exemplo de união e fraternidade”, observou Gerson Francisco da Costa Rodrigues, Venerável Mestre da Loja Frederico II.
A Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul foi representada na mesa das autoridades pelo Eminente Grão-Mestre Adjunto, Irmão Norton Valadão Panizzi, que salientou a pujança da Loja Frederico II e fez questão de destacar o episódio que considera o mais marcante destes 65 anos. “Ninguém melhor do que os próprios Irmãos da Frederico II para contarem sua história, mas não posso deixar de citar que a Maçonaria Unida do Rio Grande do Sul teve seu começo quando o Irmão Pedro Manoel Ramos, filho desta Loja, era o nosso Grão-Mestre”, lembrou.
Convidado para a cerimônia, porém impossibilitado de comparecer, o Irmão José Ivo Sartori, Governador do Estado do Rio Grande do Sul, enviou uma carta lembrando especialmente da efeméride. “Ao enviar meus cumprimentos pelas mais de seis décadas de história, saúdo o Irmão Gerson Francisco da Costa Rodrigues, Venerável Mestre, pela realização do Ágape Ritualístico alusivo aos 65 anos de atividades da Loja Frederico II”, afirmou por meio do documento.
A Loja Frederico II foi fundada em 1951 sob chancela da Grande Loja Unida dos Franco-Maçons da Alemanha, da qual veio sua primeira Carta Constitutiva. Dois anos mais tarde ela se filiou à Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, a qual já prestou e continua oferecendo relevantes serviços. Dois de seus obreiros já ocuparam o cargo máximo da jurisdição: os Irmãos Pedro Manoel Ramos (por três gestões) e João Otávio Cezar Lessa. Além deles, outros muitos empenharam-se em cargos, comissões e iniciativas da Grande Loja. Outro braço de atuação permanentemente ativo é o da benemerência. A Loja Frederico II auxilia diversas entidades assistenciais de Porto Alegre e região, financeiramente ou com seus Obreiros engajados diretamente nas ações. Também é a primeira Loja Maçônica mantenedora do Observatório Social de Porto Alegre, entidade apartidária e sem fins lucrativos que se destina à preservação do dinheiro público, através do monitoramento de licitações municipais.
Nos últimos anos a Loja tem-se dedicado também à formação de seu quadro, com permanente trabalho de Docência Maçônica. Foi adotada uma metodologia própria, dividindo os Irmãos – especialmente Aprendizes e Companheiros – em turmas que recebem acompanhamento e seguem à risca um conteúdo programático. “A intenção é que nossos Irmãos cheguem ao grau de Mestre cada vez mais preparados para o restante da vida maçônica”, revela Francisco Antônio Mondadori Valle, coordenador do projeto ao lado do Irmão Paulo Rogério Machado Porto.
Fonte: http://www.glojars.org.br/
No comments

leave a comment