A resposta poderia ser dada de forma objetiva, e encerrar o assunto.
Mas, se tratando de uma Loja Simbólica, devemos ser objetivos e concretos?
O simbolismo é um sistema destinado a memorar fatos, exprimir crenças e muitas vezes instruir veladamente através de figuras, sinais ou quaisquer objetos físicos, que ultrapassam sua significação convencional. Então, três, e o três e seu valor numérico é insignificante perante a quantidade de conhecimentos/instruções, com os quais convivemos; três PPont∴, três GGr∴, três LLuz∴, três BBat∴, três TToq∴, três VVirt∴, três IId∴, três CCol∴ e, as Três Janelas, que na maioria das vezes, não as encontramos nas LLoj∴, mas, que não podem faltar no quadro da “Loj∴ de Apr∴” (REAA).
Elas fazem parte das Instruções dadas aos AAp∴. É importante ressaltar, que não podemos confundir “Pain∴ da Loj∴ de Apr∴,” com um quadro que simboliza a “Loj∴ de Apr∴”. O primeiro, demonstra em qual Grau, a Loja esta funcionando. O segundo, é uma peça de arquitetura, usada nas instruções.
Devemos lembrar, que janelas são aberturas para a entrada de ar e LUZ! E a LUZ, vem do Oriente, onde nasce o Sol (a Sabedoria), que ao iniciar sua carreira, dissipa as trevas da ignorância, esclarecendo-nos, e, nos dirigindo em nossos trabalhos.
Portanto, quando o Ir∴ for construir sua casa, não se esqueça de colocar uma janela voltada para o Leste. Uma segunda janela deve receber a luz do “Meio Dia”, pois, o sol com toda sua Luz e Calor estará no ápice de sua carreira, e não tenderá a sombra, nem para o Sul, nem para o Norte, e o labor caminhará com ordem e exatidão.
Nada mais reconfortante que ao término do dia, observemos a Luz do “Pôr do Sol”, gratificados, contentes, satisfeitos e antes do encerramento dos nossos trabalhos, lembremos-nos do Palácio de Salomão, onde havia três fileiras de janelas, quarenta e cinco ao todo; quinze em cada fileira, uma em frente à outra, de três em três.
Todas as portas e janelas tinham enquadramento retangular (90 graus), e ficavam uma em frente à outra, ou seja, três vezes três. Um detalhe importante a ser observado, é que as janelas devem ser gradeadas, pois, assim, elas o eram no Primeiro Grande Templo.
Meus IIr∴, o objetivo deste pequeno artigo, é para despertar a vontade de conhecer um pouco mais sobre o assunto, fazer uma pesquisa e quando ela estiver pronta, levar para sua Loja enriquecendo nosso Quarto de Hora de Estudos.
Lembrem-se que todos nós independente do Grau ou de Cargos somos responsáveis pela qualidade das Sessões Maçônicas.
Autor: Sérgio Quirino Guimarães
Fonte: https://opontodentrodocirculo.wordpress.com/2015/03/16/por-que-a-loja-tem-tres-janelas/
NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE
ADQUIRA AGORA MESMO ESTE LIVRO
Esta Coletânea reúne alguns retalhos e recortes da rica história do Grande Oriente do Brasil, primeira Potência Maçônica a se instalar em território brasileiro, em 17 de junho de 1822, em comemoração aos seus 195 anos de existência. Acesso o site oficial: www.gob195anosdehistoria.com.br
195 ANOS DE FUNDAÇÃO DO
GRANDE ORIENTE DO BRASIL
MAÇONARIA, MAÇOM, MAÇONS, LIVROS MAÇÔNICOS, LIVROS ESOTÉRICOS, GOB, COMAB, GLM, LOJA MAÇÔNICA, GRANDE LOJA MAÇÔNICA, HISTÓRIA DA MAÇONARIA, HÉLIO PEREIRA LEITE, HÉLIO P. LEITE, HPL, 195 ANOS DE FUNDAÇÃO DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL, O GRANDE ORIENTE DO BRASIL COMEMORA 195 ANOS DE FUNDAÇÃO