O trabalho voluntário é um ato importante para quem ingressa na Ordem Maçônica. Isso não poderia ser diferente, já que o altruísmo tem forte conexão com as raízes da Maçonaria. Entenda mais sobre como isso pode ser feito e saiba como o trabalho voluntário na Maçonaria é importante não somente para se conectar aos seus irmãos, mas para fazer com que você se sinta bem consigo mesmo.
Acompanhe o texto a seguir e confira!
A origem do trabalho voluntário na Maçonaria
A origem da Maçonaria data-se no final da Idade Média, ela surgiu nos canteiros de obra na Inglaterra. Os pedreiros da época exerciam o trabalho que hoje é de engenheiros, arquitetos e empreiteiros, e para passar adiante os nobres ensinamentos dessa profissão, eles escolhiam cuidadosamente os aprendizes de maior confiança, o lugar e as datas especiais para isso.
A Ordem Maçônica como conhecemos hoje não mais ensina como ser um bom pedreiro, mas como ser um bom homem para a nossa sociedade. Esse altruísmo, ao passar os ensinamentos de valores e princípios aos maçons aprendizes, é uma das principais características dos membros dessa ordem.
O maçom é um voluntário dentro e fora das reuniões, onde a cooperação não se restringe somente a irmandade
Por definição, a Maçonaria é considerada um sistema de moralidade, do qual só participam aqueles que sentem genuíno interesse em fazer parte de algo maior, buscando sua evolução e assim poder contribuir para um mundo melhor.
Como em qualquer outro ato voluntário, os maçons não são remunerados, pelo contrário, é preciso investir tempo além das reuniões semanais nas Lojas.
Aos fins de semana, alguns irmãos gostam de trabalhar voluntariamente em instituições mantidas pela ordem, como hospitais, creches e instituições sem fins lucrativos. Estes atos dão uma percepção nova do mundo e de como as pessoas precisam ser solidárias umas com as outras. O voluntariado também é uma ótima oportunidade para envolver a esposa e os filhos às atividades ligadas à ordem.
Esse senso de fraternidade passado de geração para geração é o que une a ordem e mantém todos os rituais e simbologias vivas após tantos séculos. Portanto, para entender a essência do que é ser maçom, uma bela oportunidade é dedicar-se aos trabalhos voluntários. Isso lhe fará bem não somente no que se refere a manter uma conexão entre você e seus irmãos, mas o altruísmo é um sentimento puro, que fará de você um homem melhor e mais evoluído.
Fonte: http://fraternalhug.com/qual-a-importancia-do-trabalho-voluntario-na-maconaria/
NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE
ADQUIRA AGORA MESMO ESTE LIVRO
Esta Coletânea reúne alguns retalhos e recortes da rica história do Grande Oriente do Brasil, primeira Potência Maçônica a se instalar em território brasileiro, em 17 de junho de 1822, em comemoração aos seus 195 anos de existência. Acesso o site oficial: www.gob195anosdehistoria.com.br
195 ANOS DE FUNDAÇÃO DO
GRANDE ORIENTE DO BRASIL
MAÇONARIA, MAÇOM, MAÇONS, LIVROS MAÇÔNICOS, LIVROS ESOTÉRICOS, GOB, COMAB, GLM, LOJA MAÇÔNICA, GRANDE LOJA MAÇÔNICA, HISTÓRIA DA MAÇONARIA, HÉLIO PEREIRA LEITE, HÉLIO P. LEITE, HPL, 195 ANOS DE FUNDAÇÃO DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL, O GRANDE ORIENTE DO BRASIL COMEMORA 195 ANOS DE FUNDAÇÃO