a
a
HomeBebidasSobre vinhos pontuados

Sobre vinhos pontuados

Um vinho bem avaliado pela crítica sempre dá o que falar. Veja alguns pontos importantes sobre esse tema.

Falar de vinhos pontuados sempre rende assunto. Afinal, existem diversos sistemas de avaliação, com diferentes linhas de raciocínio e muitas questões envolvidas, como tipicidade da região, composição das uvas, amadurecimento, características olfativas e gustativas, entre outras.

Mas, antes de entrarmos nas novidades desse tema, não devemos esquecer que o melhor vinho é aquele que agrada o nosso paladar, independente da pontuação, fama ou preço.

O fato é que, devido à grande diversidade de exemplares no mundo, em caso de dúvida, as pontuações podem ajudar na hora da escolha.  Por isso, é importante ficar por dentro do tema. Veja só alguns pontos importantes que listamos para você saber mais:

– Já falamos aqui de alguns nomes internacionalmente conhecidos por pontuar vinhos. Há também aqueles que, mesmo que pareçam desconhecidos, causam alvoroço a cada nova pontuação concedida em seus países. É o caso do Guia Peñín, especializado em rótulos espanhóis e que avalia os vinhos em uma escala de 50 a 100 pontos.

– Outro exemplo de crítico que causa burburinho quando se pronuncia é a inglesa Jancis Robinson, que avalia exemplares de diferentes países com um sistema de até 20 pontos.

– O crítico Robert Parker é sinônimo de inovação nessa área. Ele desenvolveu o sistema de 100 pontos, que foi amplamente aceito e passou a ser utilizado por outros avaliadores.

– Os vinhos avaliados no sistema de 100 pontos começam com nota 50, independentemente do estado. Em seguida, a avaliação credita até cinco pontos para visual, 15 para olfato, 20 para paladar e 10 para potencial de envelhecimento e nível geral de qualidade.

– No sistema de 100 pontos, podemos dividir as pontuações nas seguintes categorias:

Excepcionais – 96 a 100

Excelentes – 90 a 95

Muito bons – 80 a 89

Médios – 70 a 79

Abaixo da média – 60 a 69

Inferiores e inaceitáveis – 50 a 59

– Uma curiosidade interessante é que os críticos criam pontos de referência para cada região. Os vinhos e os estilos são diferentes e numerosos, degustar o máximo de rótulos possíveis de cada região ajuda a memorizar as características dominantes, ou seja, a tipicidade.

– Por fim, mas não menos importante, vale lembrar que todo vinho pontuado é relevante. Isso porque todos eles apresentam uma qualidade acima da média, incluindo os que possuem pontuação abaixo de 90, que podem nos revelar grandes surpresas.

Fonte: http://www.sommelierwine.com.br

No comments

leave a comment