HISTORIA DA MAÇONARIA
MEIA IDADE
As questões de quando, como, por que e onde a Maçonaria se originou ainda são objeto de intensas especulações. O consenso geral entre os eruditos maçônicos é que ele desce diretamente ou indiretamente da organização de pedreiros operários que construíram as grandes catedrais e castelos da Idade Média.
1646
Elias Ashmole gravou sua iniciação com estas palavras:
“16 de outubro às 16h30 – Falei um freemason em Warrington, em Lancashire, com o Coronel Henry Mainwaring [um amigo parlamentar de Roundhead relacionado a seu sogro] de Karincham em Cheshire.Os nomes dos que estavam então no Lodge, Richard Penket Worden, James Collier, Richard Sankey, Henry Littler, John Ellam, Richard Ellam e Hugh Brewer.
Esta é a primeira prova do início de um pedreiro especulativo inglês – não obstante o fato de que os presentes e listados certamente teriam sido iniciados em uma data anterior.
1660
A partir da década de 1660, existem mais evidências de que cavalheiros sejam maçons em lodges não operacionais.
1717
Em 24 de junho de 1717, quatro Lodges de Londres, que haviam existido por algum tempo, se uniram na Goose and Gridiron Tavern no cemitério de São Paulo, declararam-se uma Grande Loja e elegeram Anthony Sayer como seu Grande Mestre. Esta foi a primeira Grande Loja do mundo.
1723
A essa altura, o novo Grand Lodge publicou seu primeiro livro de regras – O Livro das Constituições da Maçonaria – e se reuniu trimestralmente e registrou suas reuniões. Estendeu sua autoridade fora de Londres.
1725
A Grande Loja da Irlanda foi criada.
1736
A Grande Loja da Escócia foi estabelecida. As três Home Grand Lodges começaram a levar a Maçonaria no exterior e o desenvolvimento da Maçonaria no exterior reflete o desenvolvimento do século 18 e 19 do Império Britânico.
1751
Um rival Grand Lodge apareceu em Londres. Seus membros originais eram pedreiros irlandeses que alegaram que o Grande Lodge original havia feito inovações. Eles apelidaram da primeira Grande Loja dos Modernos e se chamaram Antients. Os dois existiram lado a lado – tanto em casa como no exterior – por quase 63 anos, não se reconhecendo como regulares.
1813
Após quatro anos de negociação, as duas Grandes Lodges na Inglaterra se uniram em 27 de dezembro de 1813 para formar a Grande Loja Unida da Inglaterra.Esta união levou a uma grande quantidade de padronização de rituais, procedimentos e regalia.
1814
Cerca de 647 Lodges existiam. O século XIX viu uma grande expansão da Maçonaria – tanto em casa como no exterior.
1900
2.800 Lodges foram estabelecidos apesar das perdas quando as Grandes Lodges independentes foram formadas no Canadá e na Austrália no final do século.
GUERRA MUNDIAL
As duas guerras mundiais tiveram um grande efeito na maçonaria inglesa. Nos três anos após a Primeira Guerra Mundial, mais de 350 novas Lodges foram criadas, e nos três anos após a Segunda Guerra Mundial, surgiram cerca de 600 novas Lodges. Em muitos casos, os fundadores eram militares que queriam continuar a camaradagem que haviam acumulado durante seu serviço de guerra e estavam procurando por um centro tranquilo em um mundo em grande mudança e em mudança.
1967
Em 14 de junho de 1967, o 250º aniversário da Grand Lodge foi celebrado no Royal Albert Hall. A peça central das celebrações foi a instalação como o Grande Mestre da RHS O Duque de Kent, que ainda ocupa esse cargo hoje.
1992
Em 10 de junho de 1992, mais de 12 500 Freemasons e convidados se reuniram no Earls Court, no oeste de Londres, para comemorar o 275º aniversário da Grand Lodge. Pela primeira vez, a imprensa e a televisão estiveram presentes em uma reunião da Grand Lodge e no evento exibido em noticiários de televisão em todo o mundo.
2017
Os preparativos começam agora a celebrar o tercentenário da Grand Lodge em junho de 2017.
Fonte: http://schroderloja177.blogspot.com.br/2017/07/ugle.html