Por Rogério Vaz de Oliveira
Em uma noite com céu coberto de estrelas, no mês de dezembro do ano 2018 da E.’.V.’., reuniram-se os homens Livres e de Bons Costumes, no Templo da ARLS UNIVERSAL, situada na ORBE TERRESTRE, onde o Irmão Chanceler colheu assinaturas de todos os presentes, que deixaram gravado no Livro seus Ne Varietur com uma caneta especial, que não tinha tinta e sim Luz, que marcava no papel uma assinatura Viva e Brilhante. Este Livro resplandecia cada vez mais a cada assinatura.
O Mestre de Cerimônias, ao solicitar que todos aqueles Irmãos se revestisse de seus aventais, percebeu que todos traziam em mãos um avental muito branco, sem adornos e fitas, não viam-se medalhas e nem colares. Preocupado, falou com o Venerável Mestre, como compor os cargos?
Quem sentará no Oriente? O Irmão Orador não sabe quem são as Autoridades. O que faço Venerável Mestre? A resposta veio muito rápido. E logo disse, hoje nossa Sessão é Especial, é única e deveria ser o modelo.
Não irei dirigir os trabalhos, quando de imediato, a Sala dos Passos Perdidos encheu-se de mais Luz, um grande e profundo silêncio instalou-se e a Luz foi materializada no Grande Arquiteto do Universo, que recebeu o Malhete das mãos do Venerável, que agradeceu e pediu a todos que ao entrar no Templo ocupassem os cargos que seus corações e consciências assim determinassem.
Ao entraram e todos ocuparam a Coluna do Norte. Nenhum ficou no Oriente e no Sul as cadeiras ficaram vazias. Não houve leitura do balaústre da sessão anterior.
Ao circular o Saco de Propostas e Informações, algo extraordinário aconteceu, a cada Irmão que passava, uma Luz ia aumentando, encerrando o giro, ficou entre colunas aguardando ordens, ao deslocar-se para o Oriente, ficou em seu caminho um lindo rastro de Luz, resultado dos desejos mais profundos de Paz, Amor e Harmonia dos Irmãos ali reunidos. Na Ordem do Dia foi preenchida com o tema Amor Universal e Incondicional!
O tempo de Estudos ficou a cargo do Grande Arquiteto do Universo, falou que necessitamos retornar a nossa essência pura de homem, que praticássemos a Fé, a Esperança e a Caridade.
O tronco de solidariedade fez seu giro e não colheu nada em medalhas cunhadas, recolheu sim, o compromisso de seguir os conselhos do Grande Arquiteto do Universo, de trabalhar com mais afinco em prol do crescimento da Humanidade. No uso da palavra, os Irmãos agradeceram emocionados pela maravilhosa Sessão, que foi inesquecível e pediram que fossem repetidas muitas vezes.
O Grande Arquiteto do Universo desejou a todos um Feliz Natal e que em 2019 possamos manter o verdadeiro propósito de sermos Maçons, livres de consciência e firmes nos propósitos de transformar nossa Humanidade. Os trabalhos encerraram-se com golpe de Malhete, os Irmãos retornaram para suas casas com a Fé e Esperança renovados.