Segundo o prestigiado Informativo Maçônico “O Malhete”, edição de julho de 2017, “há um clamar popular entre os irmãos que almejam mudanças”.
Mudanças na linha dos ideários de administrações que se tornam longevas e, por isso, acabam por formar castas e cristalizar percepções que se desgastam no tempo, em detrimento do desenvolvimento de ações inovadoras e motivadoras.
Neste sentido o Grande Oriente do Brasil (GOB) partiu na frente. Em 2015 acabou com o instituto da reeleição de Grão-Mestre. V. a nova redação do art. 71 do Código Eleitoral Maçônico:
O Grão-Mestre Geral e o Grão-Mestre Geral Adjunto serão eleitos conjuntamente, por cinco anos, em Oficina Eleitoral, pelo sufrágio direto dos Mestres Maçons das Lojas Federadas, em um único turno, em data única, no mês de março do último ano do mandato, vedada a reeleição.
Em recente pronunciamento no recinto da Câmara dos Deputados, em Brasília, o Grão-Mestre da Grande Loja do DF, Cassiano Teixeira de Morais, disse de sua admiração pela história gloriosa da Instituição, no Brasil e no mundo.
Todavia foi enfático, ao dizer:
“(…) não devemos olhar a Maçonaria somente pelo retrovisor, somente pelos feitos do passado. Devemos aprender a olhar a Maçonaria com os olhos do futuro. Olhar a Maçonaria prá frente...”.
São exemplos das novas tendências da Ordem.
Este é slogan do candidato a Grão-Mestre do GOB, Sr. Benedito Marques Ballouk Filho, na eleição de março de 2018.
V. trechos de entrevista concedida pelo candidato:
– Qual sua visão sobre o momento atual e a Maçonaria?
– Hoje o Brasil atravessa uma imensa crise moral. A ética se transformou em intervalo para anunciar a próxima contravenção destinada à nação.
… Queremos que nossas ações de hoje possam orgulhar as gerações futuras e aqueles que confiam em nosso trabalho como obreiros do bem e defensores incansáveis do que é justo e perfeito.
– Qual o nome de sua Chapa e o que ela pode representar?
– Novo Rumo é o nome de nossa Chapa, composta pelo meu nome e o de Américo Pereira Rocha, e que pretende realizar conquistas futuristas…
– Quais são os compromissos de sua candidatura a Grão-Mestre Geral do GOB?
– É nossa pretensão reposicionar o GOB como Maçonaria de Vanguarda, trabalhando pela União dos Irmãos, pela Fraternidade e pelo resgate do orgulho de cada Irmão em pertencer a esta centenária e valorosa instituição…
(E/D: Benedito Ballouk, candidato a GM Geral do GOB e Américo Pereira, candidato a Adjunto)
(Fonte: http://www.revistasavoirfaire.com.br/2017/09/ballouk-e-candidato-grao-mestre-geral.html)
No próximo ano de 2018 haverá também eleições para a direção de outras Obediências maçônicas brasileiras, como será o caso da Grande Loja Maçônica do Piauí.
Espera-se que prevaleça esse sentimento evolutivo.
Fonte: http://180graus.com/maconaria